Após uma semana de especulações, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) marcou para esta quinta-feira (25) a reunião do Conselho de Fórmula 1, onde será discutido a polêmica mudança no sistema da distribuição de pontos. Na ocasião, caso essa proposta seja aceita, ao invés de dez pilotos, 12 irão receber os pontos ao final da corrida. No formato proposto, o oitavo, nono e décimo irão receber mais pontos.
Nas primeiras posições, jão serão feitas alterações, com o objetivo de conseguir não ter a rejeição das principais equipes do grid de largada, como a Red Bull, Ferrari e Mercedes. Porém, os chefes dessas equipes ainda não se mostraram totalmente favoráveis a essa proposta. A expectativa é de que até o final do dia, seja apresentado algum respaldo sobre essa alteração.
Mudança no sistema de pontuação da F1 pode ser aplicado já em 2025
A reunião da comissão que está marcada para hoje (25), não irá definir de vez se a mudança no sistema de pontos será aplicada para a próxima temporada. Caso seja aprovada, ela será direcionada para o Conselho Mundial da FIA, que irá definir se essa alteração proposta será aplicada de vez dentro da categoria, para a temporada de 2025.
Caso essa proposta seja aceita, a expectativa da direção da categoria é de que as equipes do meio e fundo do grid proporcionem maiores brigas durante as provas. Isso também irá trazer uma competição apertada até o final da temporada, coisa que atualmente é dificil de acontecer nos dias de hoje.