O período desafiador de Daniel Ricciardo continua no início da temporada, com acidentes, resultados abaixo do esperado e um abandono devido a um erro de terceiros em uma corrida em que ele estava se saindo melhor do que nas corridas anteriores.
O incidente em questão ocorreu no último fim de semana na China, quando o australiano teve que levar seu carro da equipe Racing Bulls de volta aos boxes devido aos danos causados pela colisão com Lance Stroll durante a fase de relargada após a intervenção do Safety Car.
Punição confirmada para Daniel Ricciardo
O carro de segurança já havia indiretamente causado outros problemas para o ex-piloto da Red Bull. Durante o período sob o carro de segurança, Ricciardo deliberadamente ultrapassou Hulkenberg, admitindo que o fez para garantir que o piloto alemão da Haas não o ultrapassasse durante a 28ª volta.
Como resultado, a Direção de Prova penalizou o australiano em dez segundos. No entanto, como Ricciardo posteriormente abandonou a corrida, a penalidade foi convertida para três posições de grid a serem cumpridas no próximo Grande Prêmio de Miami. O que virou uma péssima notícia para o piloto que está precisando mostrar serviço para se manter no grid.
Neste caso, é importante esclarecer quando a penalidade será aplicada ao grid: apesar de a corrida Sprint também ocorrer em Miami, não será durante esta última que a penalidade será cumprida. Portanto, Ricciardo será rebaixado três posições para a corrida de domingo.