Equipes batem o martelo e “tomam decisão” sobre possível mudança de pontuação na F1
A Fórmula 1 já vive um perído de preparação para as mudanças do regulamento técnico para 2026, que promete trazer mais emoções nas disputas dentro das pistas. Porém, essa pode não ser a única alteração que a categoria faça. Nos últimos dias, tem sido especulado de que está sendo preparado um pedido para alterar a distribuição de pontos para a posição de chegada dos pilotos.
Desde 2010, o sistema de pontuação adotado pela categoria é o 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, que contempla o Top-10. Porém, as equipes analisam ampliar os pontos para o 11° e 12° colocados. Com essa mudança, o novo sistema de pontuação ficaria da seguinte forma: 25-18-15-12-10-8-6-5-4-3-2-1. Até o momento, as equipes se mostraram a favor dessa decisão.
Principais equipes da F1 demonstram não ser contra a mudança do sistema de pontuação
Com as especulações sobre as mudanças no sistema de pontuação da F1, que será discutida na próxima comissão da categoria, os chefes de equipe da Red Bull e Ferrari, Frédéric Vasseur e Christian Horner respectivamente, demonstraram não ser contra a mudança proposta.
Para os chefes da Visa Cash App RB e Haas, Laurent Mekies e Ayao Komatsu, essa alteração é necessária para que a categoria tenha mais emoções dentro das pistas. Ambos apontaram que com essa alteração, menos equipes correriam o risco de não pontuarem na categoria. Ainda, Komatsu, apontou que a falta de equipes pontuando é pior para o esporte.
Ainda não existe uma data definida para que o conselho da F1 se reúna para debater a mudança proposta. Com a não mudança dos pontos para as primeiras posições, é esperado que as principais equipes não se oponham a essa decisão. Ainda existe a possibilidade de que essa novidade seja implementada já para a próxima temporada, caso seja aprovada.