Na tarde deste domingo (21), Felipe Massa mostrou porque é um dos grandes pilotos do automobilismo brasileiro e conseguiu um grande feito de superação na corrida da Stock Car, disputada em Interlagos.
Felipe Massa, piloto da equipe Lubrax, apoiada pela Vibra, enfrentou uma situação extremamente desafiadora ao pilotar o carro sem assistência da direção hidráulica por 12 voltas em Interlagos neste domingo. Demonstrando grande esforço, ele conseguiu concluir a corrida em 15º lugar, mantendo-se em quarto no campeonato, com 157 pontos.
“Meu Deus do Céu, é impossível sem direção hidráulica, principalmente nas curvas de baixa”, resumiu Massa, bastante cansado após a prova. “Mas valeu muito o esforço de completar a corrida e somar pontos, que serão importantes lá na frente”, revelou Massa.
“Era uma corrida para brigar pelo pódio, mas tivemos esse problema na direção hidráulica e o carro fica muito pesado para guiar. Felipe foi muito guerreiro de ir até o fim”, elogiou Thiago Meneghel, chefe da equipe TMG.
Alpine é punida pela FIA após se atrapalhar na China
A fase da equipe francesa Alpine não tem sido das melhores, porém, no GP da China, houve um vislumbre de esperança. Apesar de não ter pontuado, o desempenho da equipe foi melhor em comparação com as últimas corridas. Esteban Ocon terminou em 11º lugar, enquanto Pierre Gasly cruzou a linha de chegada na 13ª posição.
No entanto, nem tudo foi motivo para celebração, já que a equipe cometeu um erro que resultou em uma punição significativa. A Alpine foi multada em € 10.000 (aproximadamente R$ 55.500) pela FIA devido a uma “liberação insegura” durante uma parada nos boxes de Pierre Gasly no Grande Prêmio da China. O piloto francês foi liberado prematuramente da parada, com o pneu traseiro direito ainda não completamente fixado.
Conforme declarado pela FIA, “O pneu traseiro direito não foi fixado adequadamente. Os sistemas eletrônicos de monitoramento da fixação dos pneus não detectaram o problema”.
Apesar dos esforços da equipe Alpine para manter Gasly nos boxes, um membro da equipe acabou sofrendo um pequeno ferimento durante a confusão, resultando em sua incapacidade de desempenhar suas funções normalmente. Embora a FIA reconheça que o piloto não foi culpado, a organização optou por punir a equipe.
“Ficou claro para nós que o piloto não teve culpa. Ele recebeu o sinal verde, soltou a embreagem e avançou com o carro. Determinamos que a equipe foi totalmente responsável pelo incidente. Portanto, aplicamos uma multa de € 10.000 por não garantir que o carro estivesse em condições de elegibilidade e segurança durante a corrida”, concluiu o comunicado da FIA.