No dia 04 de março de 2001, as onze equipes que compunham o grid da Fórmula 1 daquele ano, deram início ao primeiro Grande Prêmio da temporada. Ela foi realizada na Austrália, no circuito de Melbourne, que já era utilizado pela categoria desde a metade dos anos 90. Anteriormente, Adelaide era a casa da categoria no país. Michael Schumacher foi o pole-position desta prova, que fazia a sua sexta temporada na Ferrari.
Essa corrida também marcou a estreia de quatro pilotos jovens. Kimi Raikkonen (Sauber) e Fernando Alonso (Minardi), o colombiano Juan Pablo Montoya (Williams) e Enrique Bernoldi (Arrows) davam, naquele dia, os seus primeiros passos dentro da categoria. Raikkonen e Alonso, tempos depois, viriam a se tornar campeões mundiais da categoria.
GP da Austrália, que inaugurou a temporadad de 2001 da Fórmula 1, teve grave acidente que vitimou um fiscal
O que era para ser marcado como um final de semana de festa, para poder marcar o início de mais uma temporada da Fórmula 1, terminou em uma verdadeira tragédia. Ainda na quinta volta, Jacques Villeneuve e Ralf Schumacher lutavam pela sexta posição. durante a perseguição, para tentar uma chance de ultrapassagem, o carro de Ralf acabou decolando e passando por cima de Villeneuve.
Por conta disso, um pneu acabou se soltando do carro de Jacques e atingiu Graham Beveridge, um dos comissários daquela prova. O impacto foi fatal, assim ele foi a óbito de forma instantânea. Porém, esse acidente no GP da Austrália não foi o único com essa mesma dinâmica. Pouco tempo depois, na Itália, outro comissário de prova veio a óbito por conta de um impacto com um pneu que se desprendeu de um carro.