O mentor principal da Red Bull, Helmut Marko, segue atormentando a vida de Daniel Ricciardo e com isso surge uma nova ameaça. O consultor da equipe austríaca está considerando seriamente a possibilidade de substituir o australiano por Liam Lawson nesta temporada, após a descoberta de uma cláusula em contrato que torna essa alternativa mais atrativa.
Depois de um retorno truncado à grade em 2023 com a equipe secundária da Red Bull, o veterano oito vezes vencedor do Grande Prêmio foi confirmado para competir na temporada completa de F1 2024, ao lado do japonês Yuki Tsunoda.
Contudo, a possibilidade de Ricciardo perder seu lugar antes do término da temporada parece estar se tornando mais real. Na verdade, é Tsunoda quem está conquistando vantagem nesta batalha interna na equipe de F1 2024, especialmente após os problemas de Ricciardo em Suzuka. Um péssimo começo de corrida seguido por um contato com Alex Albon da Williams resultou em ambos os pilotos saindo da pista logo na primeira volta.
Ricciardo ganha “presente” importante para o GP da China
Ricciardo receberá um novo chassi para o Grande Prêmio da China neste fim de semana, enquanto busca um avanço muito necessário. Mesmo nesta fase inicial da temporada, Marko está considerando a possibilidade de substituir Ricciardo por Lawson na Red Bull, especialmente após a impressionante performance de Lawson ao substituir o australiano lesionado na temporada passada.
Marko revela que Lawson possui uma cláusula em seu contrato, que o autoriza a deixar a Red Bull caso não seja garantida uma vaga para 2025. Essa cláusula torna a perspectiva de oferecer-lhe uma vaga antes desse prazo ainda mais interessante, proporcionando uma oportunidade adicional para avaliar seus talentos.
“Com Liam Lawson como piloto reserva, obviamente temos um piloto forte na equipe que tem contratualmente o direito de pilotar para outra equipe se não conseguir um cockpit conosco em 2025”, revelou Marko à publicação austríaca Kleine Zeitung.