Na temporada de 2009, após a Honda desistir de continuar na Fórmula 1 como uma equipe, Ross Brawn adquiriu a equipe por uma quantia simbólica de uma libra. Com o espólio da Honda e pouco dinheiro em caixa, surgiu a BrawGP que conseguiu assombrar o mundo do automobilismo. Em seu único ano de existência, ela conquistou o título do Mundial de Pilotos e de Construtores.
Porém, o que quase ninguém sabe era de que não era para Jenson Button estar naquele carro, que lhe deu o título dos pilotos daquela temporada. A Honda, antes da contratação do Button, tentou contratar o espanhol Fernando Alonso em 2008,quando ele estava na Renault. Porém, ele recusou a oferta dos japoneses. Essa história foi revelada por um ex-dirigente da equipe.
Ex-dirente da BrawnGP revelou que Fernando Alonso foi procurado pela equipe
Durante um evento na Espanha, Nick Fry, ex-dirigente da BrawnGP, comentou um pouco mais sobre a sua experiência dentro da categoria. Ele revelou que o escolhido pelos membros da diretoria para contratar como primeiro piloto da equipe era Fernando Alonso, porém ele recusou a oferta. Pouco tempo depois, a Honda decidiu deixar a categoria e fez a venda para Ross Brawn.
“Fernando Alonso deveria pilotar para Nick Fry e Ross Brawn em 2009. Se ele o fizesse, seria tetracampeão mundial hoje. Fernando Alonso poderia ser um destes talentos perdidos. Se ele tivesse tomado decisões melhores, ele poderia ter ido muito melhor.”, afirmou o antigo membro da equipe. Em 2010, a BrawnGP deixou de existir e deu espaço para a Mercedes, que segue na F1 até os dias atuais.