Adrian Newey foi visto recentemente no aeroporto de Bolonha, na Itália, alimentando rumores de que o renomado designer e um dos responsáveis pelo sucesso da Red Bull F1 na Fórmula 1, recebeu uma oferta para se juntar à Ferrari.
A atual instabilidade na Red Bull gerou especulações de que Newey, considerado o designer mais bem-sucedido na história da Fórmula 1, poderia estar considerando deixar os atuais campeões de construtores a caminho de Maranello.
Mas não é apenas a Ferrari que estaria de olho em Newey. Relatórios do mês passado indicaram que o profissional recebeu uma oferta lucrativa de Lawrence Stroll para se juntar à Aston Martin durante o fim de semana do Grande Prêmio da Arábia Saudita.
Mike Krack, chefe da equipe Aston Martin, refutou recentemente no GP do Japão as alegações de que a equipe de Silverstone havia abordado Newey, enfatizando que estão “muito satisfeitos” com sua equipe técnica atual.
Enquanto a situação na Red Bull continua a borbulhar nos bastidores, apesar das três vitórias nas quatro primeiras corridas da temporada de Fórmula 1 de 2024, seus rivais estão observando atentamente, prontos para agir ao primeiro sinal de tensão na equipe líder da Fórmula 1.
Publicação em jornal cresce as especulações
De acordo com a publicação alemã Auto Motor und Sport, há rumores de que Newey também recebeu uma oferta da Ferrari e foi recentemente visto no aeroporto de Bolonha, indicando que os rumores de uma mudança para a Scuderia “são claramente sérios desta vez”.
Diz-se que Newey, que completou 65 anos em dezembro passado, “não suporta nada mais do que a política interna” dentro de uma equipe. A aparente luta pelo poder entre o chefe da equipe, Christian Horner, e o conselheiro de longa data, Helmut Marko, colocou os rivais da Red Bull em alerta máximo.
O relatório descreve um cenário de “dois mundos” na Red Bull, com o sucesso da equipe na pista encobrindo um “conflito nos bastidores sobre a reorganização da empresa” após a morte de Dietrich Mateschitz em outubro de 2022.
Enquanto Horner “se vê como o novo líder” e, com o apoio dos proprietários tailandeses da Red Bull, busca “marginalizar” os elementos austríacos da empresa “tanto quanto possível”, Newey e o piloto principal Max Verstappen estão entre “alguns membros da equipe que temem que a agitação possa abalar o império”.