O Liberty Media, que detém os direitos comerciais da Fórmula 1, concluiu um grande negócio no mundo do esporte a motor. A empresa americana adquiriu uma participação significativa de 86% na MotoGP, por meio da Dorna. Esta transação une os dois principais campeonatos de carros e motos do mundo. O anúncio da aquisição foi feito nesta segunda-feira (1º).
O Liberty Media superou uma oferta concorrente da TKO, empresa mãe do UFC e da WWE. O Qatar Sports Investments, proprietário do Paris Saint-Germain, também esteve em negociações com a Bridgepoint, empresa de investimento que é acionista da Dorna, a entidade que gere o Campeonato Mundial de Motociclismo.
“O Liberty Media Corporation anunciou um acordo para adquirir a MotoGP”, começa o anúncio. “A MotoGP é o pináculo das duas rodas, com 22 dos pilotos mais rápidos competindo com motos protótipo em algumas das melhores pistas do planeta, chegando a velocidades superiores a 360 km/h. Desde a primeira temporada, em 1949, que teve seis etapas pela Europa, o esporte cresceu para abranger mais de 20 GPs em cinco continentes, com a transmissão de TV chegando a centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo”, segue.
A trajetória da Dorna
Fundada em 1988, a Dorna é responsável comercialmente pelo Campeonato Mundial de Motovelocidade desde 1992 e pelo Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) desde 2013. Sob a liderança da empresa espanhola, dirigida por Carmelo Ezpeleta, a MotoGP passou por várias transformações esportivas e de marketing para atrair emissoras de televisão e espectadores.
Em 1998, dez anos após sua criação, a Dorna foi adquirida pela CVC Capital Partners, que também já teve os direitos da Fórmula 1. No entanto, atualmente, a empresa era compartilhada entre três acionistas principais: Bridgepoint Capital, CPP Investments e a própria Dorna, detendo cerca de 22%.
No entanto, o acordo entre o Liberty Media e a Dorna pode enfrentar uma avaliação regulatória. Em 2006, a CVC Capital Partners foi obrigada a vender a categoria das motos quando adquiriu a Fórmula 1, devido às regras de competição da União Europeia.
Greg Maffei, presidente e CEO do Liberty Media, comemorou o acordo e expressou a visão de que a MotoGP poderá alcançar um “público global ainda mais amplo”.