DRS Enable é uma mensagem que a transmissão da Fórmula 1 costuma colocar durante as corridas, informando ao público que o sistema está liberado. Ele não costuma ser usado na primeira ou nas primeiras voltas, sendo permitido logo depois, caso as condições da pista permitam.
O sistema chegou a F1 com o objetivo de permitir mais ultrapassagens e vem cumprindo o seu papel, embora não sejam tantas ultrapassagens assim. De 2001 até 2010, nenhuma temporada teve mais de 500 ultrapassagens, enquanto a partir do uso do DRS esse número foi atingido, excluindo a temporada 2015, todas as outras tiveram mais de 600, com incríveis 1056 em 2018.
O que é DRS?
O DRS (Sistema de Redução de Arrasto) é um sistema que serve para permitir mais ultrapassagens na Fórmula 1, pelo menos esse é o objetivo inicial do dispositivo. Ele é acionado pelos pilotos, fazendo com que a asa traseira se modifique, reduzindo o índice de arrasto e fazendo com que o carro ganhe mais velocidade.
A principal vantagem do DRS é ampliar a velocidade em uma reta, através desta abertura na asa do carro, desde que o piloto da frente esteja a 1 segundo ou menos de distância. Estudos indicam que o veículo ganha entre 10km/h e 12km/h ao acionar este recurso, mas pode chegar até 30km/h, dependendo do carro.
Quando o DRS foi criado na Fórmula 1?
O sistema DRS foi introduzido na Fórmula 1 em 2011, com o objetivo de aumentar a velocidade dos carros durante ultrapassagens em linha reta. Para isso, foi criada uma regra de que existem trechos específicos onde pode ser usado, além de ser permitido apenas quando o carro da frente está no máximo 1 segundo de distância. Isso é conhecido como “zona de detecção DRS”.
Antes do lançamento desse sistema, algumas equipes de F1 criaram dispositivos que podiam ser movidos e ajustadas durante as corridas, algumas vezes fugindo das regras do campeonato. Por outro lado, o DRS é usado por todos os carros do grid, sem beneficiar algum que tenha criado a tecnologia primeiro, com design pensado para dar mais emoção e possibilitar ultrapassagens.
Mensagem DRS Enable na Fórmula 1
A mansagem DRS Enable, mostrada durante as transmissões de corridas da Fórmula 1 serve para informar aos espectadores que o sistema está liberado naquela prova. Isso acontece geralmente quando as condições climáticas são positivas, não causando nenhum perigo aos pilotos que conduzirem com cautela. Afinal, o DRS faz com que os carros corram mais rápido e a segurança vem em primeiro lugar.
O sistema é bloqueado em corridas na chuva e quando o safety car está na pista. Em pistas de rua, como é o caso da australiana Albert Park, a FIA costuma reduzir as zonas de DRS, para evitar acidentes em trechos em que a pista é mais fina.
O esquema só é permitido a partir da terceira volta com bandeira verde, não prejudicando o carro que estava na frente durante a entrada do safety car. O piloto atacado também pode se defender com essa tecnologia, mas apenas se algum retardatário estiver em sua frente, respeitando aquela distância de 1 segundo, então também poderá abrir a asa.