Sergio Perez ficou de fora da briga pelo pódio na Austrália devido a um incidente durante a corrida que resultou em uma perda significativa de downforce. Iniciando o GP australiano na sexta posição do grid, após receber uma penalidade de três posições, Perez não conseguiu avançar significativamente após um incidente durante a corrida que comprometeu o seu carro da Red Bull.
Perez desceu do terceiro para o sexto lugar no grid depois de bloquear a Haas de Nico Hulkenberg no Q1 e caiu para o sétimo lugar na largada, quando George Russell da Mercedes o ultrapassou. Ele conseguiu subir para o quinto lugar, ultrapassando Russell e Fernando Alonso da Aston Martin, mas não conseguiu acompanhar os líderes formados pelas Ferraris e McLarens.
O problema que prejudicou o carro de Perez
Inicialmente mostrando um ritmo forte com pneus duros, a razão para isso foi identificada. Perez pegou uma tira destacável que ficou presa sob o assoalho. Em uma era em que o efeito solo desempenha um papel crucial, já que os carros utilizam o efeito aerodinâmico para gerar grande parte de sua força descendente, essa obstrução prejudicou a downforce e a confiança de Perez.
“Então, literalmente ao passar por Fernando, ele pegou um pedaço rasgado embaixo do piso e ficou preso em uma área que causou perda significativa de carga.
Perez retornou aos boxes para trocar seus pneus duros na volta 35, cerca de cinco voltas antes dos carros à sua frente, e Horner avaliou o impacto da perda de downforce devido à faixa destacável. Ele afirmou que a equipe percebeu imediatamente a perda de ritmo nas leituras.
“Sim, acho que foram mais de 20 pontos. Então é um valor significativo. Isso apenas mostra o quão sensíveis essas coisas são”, disse ele.