A temporada 2024 da Fórmula 1 começou com uma grata surpresa envolvendo Carlos Sainz. O espanhol começou muito bem o ano com um 3º lugar no GP do Bahrein e a vitória na corrida da Austrália. Esse desempenho do piloto que já está demitido da equipe italiana para chegada de Lewis Hamilton, virou uma dor de cabeça para o time de Maranello.
Muitos fãs e principalmente a imprensa começa a questionar se a decisão de tirar Sainz foi a melhor, visto o desempenho do piloto até aqui. Fred Vasseur, chefe da equipe italiana, tomou uma decisão e optou por não comentar sobre o futuro de Carlos Sainz após o piloto, que havia sido demitido da Ferrari, conquistar a vitória no Grande Prêmio da Austrália.
Apesar de ter passado por uma apendicectomia apenas duas semanas antes, Sainz conseguiu uma vitória impressionante no Grande Prêmio da Austrália. Ele permanece como o único piloto não pertencente à Red Bull a vencer uma corrida, alcançando esse feito duas vezes desde 2022.
E, no entanto, mesmo após sua vitória, ele se vê, como afirmou, “desempregado” para a próxima temporada, pois a Ferrari optou por não renovar seu contrato e, em vez disso, contratou Lewis Hamilton como companheiro de equipe de Charles Leclerc em 2025.
Leclerc foi o escolhido para seguir na Ferrari
Em janeiro, foi confirmado que Leclerc continuaria com a equipe “além” da temporada de 2024, levando muitos a acreditar que um novo acordo para Sainz estava próximo.
Porém, surpreenderam o paddock da F1 ao anunciar a contratação de Hamilton depois que o britânico ativou uma cláusula de escape em seu contrato com a Mercedes, permitindo-lhe sair no final deste ano.
Agora, Sainz, em busca de uma nova equipe para a próxima temporada, deixou tudo isso incluindo sua recente apendicectomia para trás ao conquistar a vitória no Grande Prêmio da Austrália, enquanto Leclerc levanta questões sobre a decisão da Ferrari.
Vasseur se recusou a comentar sobre o assunto ao falar com DAZN, afirmando: “Não vou falar sobre o próximo ano” e ainda completou falando sobre acordo com Sainz – “Chegamos a um acordo com o Carlos há algumas semanas para focar apenas neste campeonato e não falar do futuro.
A mais recente vitória de Sainz na corrida, marcando a terceira de sua carreira, ocorreu durante um fim de semana em que seu substituto para 2025 enfrentava dificuldades para manter o ritmo. Hamilton não apenas não conseguiu competir pela pole position, mas também estava enfrentando dificuldades para conquistar pontos, no máximo, quando o motor de seu W15 falhou.