Na madrugada de sexta para sábado, pela primeira vez em sua carreira, Daniel Ricciardo foi eliminado no Q1 em sua corrida em casa, na Austrália. O piloto da Racing Bulls conseguiu passar no corte, mas teve sua última volta cronometrada cancelada, o que permitiu que Kevin Magnussen avançasse para o Q2 (e o dinamarquês acabou pontuando atrás de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg).
Destacando ainda mais as performances não tão impressionantes de Ricciardo está o desempenho de seu colega de equipe, Yuki Tsunoda, que, devido também à penalidade aplicada a Fernando Alonso, conquistou um ótimo sétimo lugar após mais uma vez levar a Racing Bulls à dianteira.
Essa disparidade de desempenho parece ter colocado Daniel Ricciardo em um terreno instável. Helmut Marko, por sinal, é um grande admirador de Liam Lawson, que aproveitou ao máximo a oportunidade de substituir o lesionado Ricciardo em 2023, conquistando pontos em Singapura.
Ricciardo teria data limite para mostrar serviço na Fórmula 1
Conforme relatado pela seção neozelandesa do The Herald, Helmut Marko teria concedido a Ricciardo mais duas corridas para reverter essa tendência negativa. Caso Ricciardo não demonstre sinais de competitividade em Suzuka e Xangai, Liam Lawson poderá ter a oportunidade de disputar uma temporada quase completa na F1 a partir desse momento.
Helmut Marko comentou sobre as performances de Ricciardo, dizendo: “Ele está passando por um momento difícil. As coisas não têm corrido tão bem nas últimas três corridas. Ele precisa de um carro em que se sinta seguro e confiante. Espero que a equipe possa proporcionar isso a ele para garantir que alcance o desempenho de Yuki.”
Por outro lado, Christian Horner descartou a possibilidade de fazer uma troca de pilotos no Racing Bulls neste momento: “A temporada está apenas começando, é cedo para pensar nisso. Ricciardo tem muita experiência, mas às vezes um pouco de estímulo pode ajudar.”