Os fãs do piloto espanhol Fernando Alonso receberam uma triste notícia neste domingo (24). Já no finzinho da corrida da Austrália, ele se envolveu em um acidente com George Russel, que bateu no muro e quebrou o carro. Após a prova, a direção decidiu que o bicampeão seria punido com 20 segundos adicionados no seu tempo.
Inicialmente, ele levou um drive-through, mas como o GP já havia sido concluído, foi convertido em 20 segundos a mais no seu tempo final. Não aconteceu contato de fato entre os dois, porém, quando o inglês estava apenas meio segundo atrás, colou na Aston Martin mais lenta, perdeu o controle e bateu na barreira de proteção.
Alonso e Russel foram chamados pelos comissários para prestarem explicações. Além do tempo extra, o espanhol também levou três pontos na carteira. A telemetria mostrou que o bicampeão freou 100 metros antes naquela curva em relação ao que havia feito nas volta anteriores, provando a versão do corredor da Mercedes.
No fim das contas, Alonso, que havia terminado em sexto, acabou ficando em oitavo na corrida, com Stroll em sexto e Tsunoda em sétimo. Com a perda dos pontos, a Mercedes comemorou e segue à frente da rival na tabela dos construtores.