Apesar de liderar o TL1 para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, Lando Norris, da McLaren, falou algo que certamente deixou a equipe os torcedores da Ferrari muito felizes. Em contrapartida, o britânico reduziu as expectativas dos fãs da McLaren. O piloto expressou a crença de que sua equipe não está em condições de competir com Red Bull e Ferrari pela vitória.
Um panorama mais realista sobre o desempenho da McLaren emergiu no TL2, com Norris ocupando apenas a nona posição, ficando atrás de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri. Norris minimizou o bom resultado do TL1, chegando até a brincar que o MCL38 não possui “nenhum ponto forte” no circuito de Albert Park.
“Não me senti muito bem no TL1, acho que apenas mostramos mais ritmo que os outros, mas não acho que isso signifique muita coisa”, disse Norris.
McLaren ainda não consegue o mesmo ritmo de fim de 2023
Embora tenha encerrado a temporada passada em uma posição promissora, a McLaren ainda não conseguiu competir pelo pódio nas duas primeiras etapas de 2024. Norris já havia identificado a Ferrari como uma ameaça à Red Bull na Austrália, e agora admite que o SF-24 é mais rápido que o carro da McLaren em todos os setores da pista.
“Está claro que a Ferrari e a Red Bull estão muito, muito à frente”, disse Norris. “Acho que a Ferrari estará na pole amanhã, seja Charles (Leclerc) ou Carlos (Sainz). Perdemos um pouco em cada setor em comparação com eles, talvez um pouco mais nas curvas mais fechadas do último setor.”
Embora tenha destacado as fraquezas da McLaren, Norris acredita que a equipe está em uma posição razoável para competir contra Aston Martin e Mercedes. “Estamos focados em aprimorar o equilíbrio do carro e outros aspectos; vamos trabalhar para melhorar em todos os aspectos”, finalizou o piloto britânico.