Durante o GP da Austrália, a McLaren fez um anúncio especial nesta sexta-feira de manhã. Zak Brown permanecerá como diretor-executivo da equipe até 2030. Nascido nos Estados Unidos, o americano de 52 anos tem ocupado o cargo desde 2018 e, na Fórmula 1, trabalha em conjunto com o chefe de equipe Andrea Stella.
– É um privilégio trabalhar ao lado de homens e mulheres talentosos nas diferentes categorias de corrida da McLaren Racing. Juntos, continuaremos a ultrapassar os limites do automobilismo e a buscar o mais alto desempenho dentro e fora da pista – celebrou Brown.
Nas plataformas de mídia social, o executivo fez questão de confirmar a extensão de seu contrato e também compartilhou uma mensagem para os torcedores da lendária equipe britânica:
“Fãs da McLaren, estou emocionado e honrado em anunciar que continuarei liderando a McLaren Racing como CEO até 2030. E, em última análise, como CEO e como fã da McLaren, quero o que vocês querem: vencer. Vamos continuar nos esforçando”.
Carreira de Zak na McLaren
Antes de ingressar no mundo da Fórmula 1, Brown foi o fundador de uma agência de marketing no automobilismo. O californiano assumiu o cargo de diretor-executivo do Grupo McLaren em 2016 e, dois anos mais tarde, tornou-se CEO da equipe.
Atualmente, além de supervisionar as operações na Fórmula 1, Zak Brown também está encarregado das atividades da McLaren na Fórmula Indy, nos Estados Unidos. Desde 2020, a equipe conquistou 23 vitórias nessa categoria.
Durante sua liderança, a equipe britânica alcançou na Fórmula 1 uma vitória, com Daniel Ricciardo, no GP da Itália de 2021; uma pole position com Lando Norris no GP da Rússia do mesmo ano; e um triunfo na corrida sprint com Oscar Piastri no Catar, em 2023. Além disso, Carlos Sainz, Ricciardo, Norris e Piastri garantiram 17 pódios para a equipe, entre 2019 e 2023.