Famoso circuito passa por obras pensando na segurança e traz alívio para os pilotos

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Nos últimos anos, os pilotos da MotoGP têm manifestado preocupações com as caixas de brita no circuito de Portimão, em Portugal, devido ao tamanho das pedras utilizadas. Antes da chegada da categoria ao circuito neste fim de semana, o autódromo está passando por uma série de mudanças de segurança, com foco na brita.

O problema começou a ser evidenciado no GP de Portugal de 2022, quando Francesco Bagnaia caiu durante os treinos de sexta-feira, levando consigo uma mão cheia de pedras para os boxes.

Esse incidente foi discutido pela comissão de segurança. Em 2023, Fabio Di Giannantonio também enfrentou problemas devido a um acidente envolvendo a brita, o que o obrigou a perder o último dia da pré-temporada.

Após seu capacete ser destruído pelo impacto, o piloto italiano sofreu uma concussão e declarou: “Se tivermos que enfrentar situações como essa, então deveríamos competir em Mônaco, onde há mais espetáculo e o mesmo nível de risco”.

Ação é tomada no circuito português

Com o Grande Prêmio de Portugal acontecendo neste fim de semana, a maioria das caixas de brita do circuito foi substituída. “A maioria das caixas de brita têm agora um novo tipo de pedra, e algumas áreas de escape de asfalto foram reduzidas para aumentar as caixas, e módulos de cercas foram adicionados”.

Sem explicitar, as novas cercas têm como foco a curva 10, onde Pol Espargaró sofreu um grave acidente no primeiro dia de treinos. O ex-piloto da Tech3 foi arremessado da moto no final do TL2 e, devido ao impacto, sofreu várias fraturas nas costas e na mandíbula, obrigando-o a perder metade da temporada. Outras alterações no circuito incluem a instalação de novas zebras nas curvas 4, 8, 14 e 15 para ajudar os pilotos a evitar problemas com os limites de pista.

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