A cidade de Madri, capital da Espanha, será adicionada ao calendário da Fórmula 1 a partir de 2026 com a inauguração de um novo circuito. Este circuito, composto por trechos urbanos e permanentes, pretende oferecer uma experiência única, diferenciando-se das pistas usuais do campeonato.
Além disso, há a possibilidade de que a corrida ocorra à noite, seguindo o exemplo de outros eventos noturnos da Fórmula 1, como em Singapura, Jedá e Las Vegas, além das corridas realizadas em circuitos fixos no Catar e no Bahrein.
Segundo o jornal Marca, representantes da corrida espanhola estiveram presentes no Grande Prêmio da Arábia Saudita deste ano, em Jedá, para explorar a viabilidade de realizar uma corrida noturna em Madri.
De acordo com a publicação, a delegação estudou minuciosamente cada detalhe da pista saudita, buscando insights para a concepção do circuito madrilenho a partir de 2026.
Avaliação feita para uma possível corrida noturna
A delegação espanhola analisou diversos aspectos, incluindo a disponibilidade de espaço para a instalação de um paddock capaz de acomodar até 20 equipes, bem como áreas para o público e zonas VIP, além de possíveis locais para hospedar corridas de Fórmula 2 e Fórmula 3.
Quanto à viabilidade de uma corrida noturna, foram avaliados a capacidade elétrica dos cabos e a distribuição da fiação para garantir a iluminação adequada em todo o circuito durante a prova.
As negociações com a cidade de Madri já estavam em andamento há algum tempo. Segundo informações do jornal El Mundo, o anúncio do circuito sofreu alguns atrasos devido a “questões técnicas”.
Agora, mais de 40 anos após a última etapa sediada em Jarama, a capital espanhola se prepara para sediar a corrida nas ruas circundantes ao Centro de Convenções IFEMA e Valdebebas, um complexo urbano próximo ao Aeroporto de Barajas, que também abriga o centro de treinamento do Real Madrid.
Segundo informações da Fórmula 1, a pista, ainda sujeita à homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), terá uma extensão de 5,47 km e apresentará um total de 20 curvas. O tempo estimado para uma volta rápida é de aproximadamente 1 minuto e 32 segundos.
Com um orçamento estimado em torno de € 100 milhões (equivalente a cerca de R$ 536,4 milhões na cotação atual), o circuito terá sua reta principal na rua do IFEMA e seguirá pela estrada M-11, correndo paralelamente ao centro de treinamento do Real Madrid.