Daniel Ricciardo precisa abrir o olho, pois já tem piloto de olho no lugar dele na Fórmula 1. Por isso é bom o australiano começar a mostrar serviço em casa, no GP da Austrália que acontece nessa madrugada de sábado para domingo.
Liam Lawson afirmou estar “totalmente” preparado para assumir o lugar de Daniel Ricciardo na equipe júnior da Red Bull, argumentando que agora “se espera que o australiano intensifique” após um início decepcionante na temporada de Fórmula 1 de 2024.
Inicialmente, com aspirações de substituir Sergio Perez, sem contrato, na Red Bull em 2025, Ricciardo está agora sob pressão após duas performances desanimadoras no Bahrein e na Arábia Saudita. Após ser claramente superado pelo companheiro de equipe na RB, Yuki Tsunoda, na Arábia Saudita, Ricciardo enfrentou uma corrida difícil, marcada por um desastroso pit stop de 41 segundos e uma rodada na Curva 1, terminando em 16º lugar.
Helmut Marko aumentou a pressão sobre Ricciardo
O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, comentou após o Grande Prêmio da Arábia Saudita que Ricciardo “precisa inventar algo em breve”, emitindo um aviso direto ao piloto de 34 anos.
O piloto reserva da Red Bull, Lawson, teve um desempenho notável em cinco corridas durante uma participação especial quando Ricciardo estava lesionado após as férias de verão de 2023, mas não conseguiu entrar nos planos da equipe RB para 2024.
Antes da corrida de Ricciardo em Melbourne neste fim de semana, Lawson afirmou que está pronto e aguarda ansiosamente para assumir um papel mais proeminente se Ricciardo continuar enfrentando dificuldades.
Quando questionado pela Fox Sports se ele está preparado para substituir Ricciardo, ele respondeu: “Absolutamente”. “Acho que Daniel sabe que existe potencial, mas tenho certeza de que provavelmente espera-se que ele o intensifique.”
Embora vários jovens pilotos estejam crescendo na hierarquia, incluindo o júnior da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, e Oliver Bearman, a estrela da Ferrari Academy que conquistou pontos enquanto substituía o enfermo Carlos Sainz em Jeddah, 2024 marca a primeira temporada na história da Fórmula 1 sem um estreante na categoria.
Lawson reconhece que atualmente é “muito difícil” para os jovens pilotos conquistarem uma oportunidade na F1, mas está determinado a garantir um lugar permanente na categoria na primeira oportunidade disponível.
Ele explicou: “Obviamente, este ano é o primeiro em muito tempo em que tudo está exatamente igual. É muito difícil conquistar um lugar quando há vários pilotos disputando. Sinto que estou preparado, mas há muitos outros concorrentes lá também.”