É uma fase de trabalho árduo no circuito de Barcelona, onde a disputa da Superbike também está em destaque neste período. Inicialmente, são realizados dois dias de testes, seguidos pela segunda etapa do campeonato dedicado aos derivados de produção. O circuito catalão não se abala com o anúncio da Fórmula 1 oficializando a inclusão de Madrid no calendário a partir de 2026.
A capital ibérica, Madrid, está programada para sediar o Grande Prêmio da Espanha. No entanto, na Catalunha, ainda há uma crença firme de que podem manter a corrida anual nas instalações históricas que fazem parte do calendário desde 1991. Por esta razão, importantes obras de renovação foram iniciadas nas instalações, incluindo a famosa torre de controle, o lounge do pit lane e o telhado do edifício do pit.
Duas corridas na Espanha?
O compromisso financeiro está previsto para chegar a um total de 50 milhões de euros até 2026. Josep Lluis Santamaria, diretor do Circuito da Catalunha, expressou grande otimismo em entrevistas para a mídia espanhola, destacando como em outros países, como Estados Unidos e Itália, várias localidades coexistem para sediar corridas.
O mesmo pode ser aplicado à Espanha, apesar da crença comum de que Barcelona, se quiser permanecer no calendário do campeonato mundial, terá que aceitar a rotação com outras pistas europeias.
“Estamos otimistas”, reiterou Santamaria, enfatizando também o progresso das obras. “Quando o MotoGP chegar aqui em 26 de maio, teremos concluído todas as melhorias na esplanada, no edifício da garagem, na torre de controle e praticamente em toda a estrutura do telhado, que será finalizada a tempo para a Fórmula 1. Há países que têm até três Grandes Prêmios, como os Estados Unidos. Por que não podemos ter dois na Espanha?”, questionou.