Por essa ninguém esperava: Corrida em São Paulo pode acontecer DUAS vezes em 2024

0

A cidade de São Paulo pode ganhar um reforço inesperado para ser de vez a capital do automobilismo por aqui. Uma mudança deve acontecer e a cidade tem a chance de receber uma grande disputa mundial duas vezes em 2024, para alegria de muitos torcedores.

A Fórmula E voltará a São Paulo neste sábado (16), competindo no circuito de rua montado no Sambódromo do Anhembi. Além disso, o retorno do campeonato elétrico ao Brasil está previsto para ocorrer ainda em 2024.

Segundo informações obtidas pelo site Grande Prêmio, a categoria tem planos de correr novamente na maior cidade do país em dezembro, e há até chances de que seja escolhida para sediar a abertura da temporada 2024-25.

Atualmente, a categoria está em negociações com Los Angeles, nos Estados Unidos, para sediar a primeira corrida do próximo campeonato. O planejamento envolve uma sequência de corridas nos Estados Unidos, possivelmente passando por São Paulo e, em seguida, pela Cidade do México. No entanto, caso os planos para a corrida na Califórnia não se concretizem, o Brasil se torna uma opção viável para abrir a temporada.

Carnaval pode ser um fator determinante

Um fator que torna possível a realização da prova em dezembro é o Carnaval. Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, o eP de São Paulo está programado para março. No entanto, como o evento ocorre no Complexo do Anhembi e utiliza o Sambódromo, inclusive para a pista, tudo depende do Carnaval.

O período de preparação para os desfiles das escolas de samba faz com que o Anhembi não esteja disponível para a Fórmula E dois meses antes e um mês depois do Carnaval. Tanto no ano passado quanto neste, a festividade ocorreu em meados de fevereiro, com o eP de São Paulo sendo realizado pouco mais de 30 dias depois. Em 2024, por exemplo, o Carnaval termina em 13 de fevereiro, enquanto a corrida está marcada para 16 de março.

No entanto, em 2025, a situação se altera um pouco: o Carnaval está agendado para os dias 1 a 4 de março, o que praticamente inviabiliza a realização da corrida, a menos que ocorra algum acordo de última hora, até o mês de abril, quando a Fórmula E normalmente inicia sua perna europeia da temporada.

Além disso, isso tornaria quase obrigatório que a categoria deixasse as Américas em direção ao Japão e possivelmente a outra localidade oriental antes de retornar ao Brasil. Isso representa um desafio logístico e financeiro considerável. Com o Anhembi também reservado para as escolas de samba nos dois meses anteriores, a única alternativa para evitar abril seria realizar a corrida ainda em dezembro de 2024, servindo como a segunda etapa do campeonato. A Cidade do México já começou a vender ingressos para o eP com a data de 11 de janeiro de 2025 em mente.

Como a Fórmula E planeja começar seus campeonatos em dezembro, a data não entraria em conflito com os jogos da Major League Baseball (MLB), a principal liga de beisebol nos Estados Unidos.

O último jogo da World Series, a grande final da temporada, ocorre entre o final de outubro e o início de novembro. Caso seja necessário e envolva os Dodgers, o sétimo e último jogo da World Series seria realizado em 2 de novembro de 2024, o que não afetaria os planos da categoria elétrica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.