Durante seus mais de 70 anos de existência, a Fórmula 1 percorreu todos os continentes do planeta, mas a região do Oriente Médio passou a fazer parte do calendário apenas em 2004, com a realização do GP do Bahrein, vencido por Michael Schumacher. Em 2009, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, também recebeu a categoria pela primeira vez, e o Catar teve sua estreia em 2021.
Aliás, a temporada 2021 foi apenas a quinta vez na história em que a Fórmula 1 realizou corridas em dois países inéditos no mesmo ano, com exceção da temporada inaugural em 1950. Isso ocorreu em 1951 (Alemanha e Espanha), 1958 (Marrocos e Portugal), 1973 (Brasil e Suécia), 2004 (Bahrein e China) e agora em 2021 (Catar e Arábia Saudita).
A lista de estreias da Fórmula 1 em diversos países inclui momentos históricos, como a primeira visita ao Japão em 1976, onde Mario Andretti venceu em Fuji e James Hunt se tornou campeão mundial, após uma disputa acirrada com Niki Lauda, que optou por não correr devido às condições perigosas da pista molhada. Poucos meses antes, o piloto austríaco sofreu um grave acidente em Nürburgring, escapando por pouco da morte.
Outro país que teve uma estreia marcante na Fórmula 1 foi Singapura, mas por razões muito menos gloriosas. Foi no circuito de Marina Bay que Fernando Alonso venceu com a Renault em 2008, depois que Nelsinho Piquet bateu propositalmente para provocar a entrada do Safety Car, beneficiando o espanhol. O caso só foi revelado um ano depois.
Quanto aos dois grandes pilotos da atualidade, Lewis Hamilton venceu nas três últimas estreias de países na Fórmula 1: na Rússia, em 2014, além de Catar e Arábia Saudita, em 2021. O piloto britânico participou de sete estreias em países ao longo de sua carreira. Verstappen tem somente duas corridas disputadas nessas condições.
Quantos países já receberam a Fórmula 1?
A Fórmula 1 percorre o mundo em várias etapas, impulsionada pela necessidade de expandir o mercado consumidor. Atualmente, países como o Vietnã estão sendo considerados para sediar um Grande Prêmio. No entanto, a categoria mantém uma parte de circuitos tradicionais em seu calendário. Nações como Itália, Bélgica e Inglaterra continuam recebendo corridas desde o primeiro ano, embora em traçados diferentes.
Com isso, já foram contemplados 34 países com pelo menos uma corrida. Os países que tiveram o maior número de circuitos diferentes foram os Estados Unidos, França e Espanha.
E por falar em países com circuitos diferentes. Em 2023, Las Vegas sediará a terceira corrida em solo americano, porém, o horário escolhido para a prova não será nada conveniente para os fãs brasileiros. A corrida acontecerá durante a noite de sábado nas ruas do Strip, um bairro tradicional da cidade, com início marcado para as 22 horas no horário local.
Para os fãs brasileiros acompanharem a corrida, terão que ajustar seus relógios, pois a largada está programada para as 2h da manhã de domingo, no horário de Brasília. Essa programação desregulará o sono daqueles que gostam de acompanhar a maior categoria do automobilismo mundial.