2024 não começou mal para a Ferrari. A equipe italiana pode dizer que entre as “equipes normais” é o melhor time nesse começo de temporada. A Red Bull segue fora da curva e ainda parece estar distante das rivais, mas isso não impede o time italiano de comemorar colocando duas rivais no bolso: Mercedes e McLaren.
Este início de ano é marcado por extremos, com a Red Bull dominante e praticamente todas as outras equipes abaixo do esperado, sendo a Ferrari uma boa exceção.
Enquanto permite que a Red Bull tenha praticamente um domínio isolado no grid, a Ferrari também determina seu próprio destino neste momento. Embora não seja uma candidata forte à vitória, tem sido uma presença constante nos pódios.
Os italianos experimentaram altos e baixos em 2023. O ano começou de forma instável, mas ganhou impulso na reta final, especialmente a partir da corrida em casa, na Itália. Desde Monza, a equipe conquistou seis pódios em nove corridas, incluindo uma vitória em Singapura com Carlos Sainz, representando a única derrota infligida à Red Bull por qualquer adversário durante todo o ano.
A expectativa para 2024 era de alcançar um desempenho ainda melhor, desafiando a Red Bull de forma mais consistente e se preparando para a tão aguardada chegada de Lewis Hamilton em 2025. Embora o desempenho da equipe tenha melhorado, com um carro distintivo e agressivo, com design notavelmente diferente do RB20 da concorrente, a distância para a Red Bull também
A Ferrari pode ter feito progressos, mas os austríacos avançaram muito mais. O RB20 é extraordinário, e os italianos já perceberam que terão um grande desafio pela frente. Apesar dos discursos otimistas, a realidade sugere que a Red Bull está ainda mais forte, até mesmo nas sessões de classificação, geralmente uma área de destaque para os carros vermelhos.
Situação favorável para a Ferrari
No entanto, há um aspecto positivo inegável. Embora possa ser questionável se a Ferrari conseguirá alcançar a Red Bull em 2024, a competição abaixo dos touros é altamente favorável aos italianos. Em apenas duas corridas, eles já garantiram dois pódios confortáveis e muito mais.
No Bahrein, além do terceiro lugar de Sainz, a equipe testemunhou Charles Leclerc terminando em quarto, mesmo enfrentando problemas no carro durante toda a corrida. Na Arábia Saudita, com Sainz ausente devido a uma crise de apendicite, foi Leclerc quem conquistou um lugar no pódio, enquanto o novato Oliver Bearman, com pouca experiência na Fórmula 1, terminou em sétimo em sua estreia oficial. Está claro que o carro é competitivo.
Enquanto a McLaren enfrenta dificuldades com a falta de velocidade em retas e a Mercedes luta intensamente para compreender o W15, a Ferrari demonstra habilidade em lidar com a SF-24. Embora seja improvável alcançar a Red Bull, há uma chance bastante razoável de a equipe ter uma das suas melhores temporadas dos últimos 15 anos.