Stock Car: Os maiores campeões da história da categoria

0

A Stock Car é a principal categoria do automobilismo brasileiro. Embora a Fórmula 1 seja a atração mais popular para os fãs de esportes a motor, a categoria tem uma rica história no Brasil desde sua criação, realizando sua primeira temporada em 1979, inclusive no Autódromo de Interlagos, um dos principais palcos da Fórmula 1.

Ao longo dos anos, a Stock passou por mudanças, incluindo a transição de um campeonato monomarca com o apoio da Chevrolet para a participação de outras montadoras como Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot.

A Stock Car Pro Series, como é oficialmente chamada, tem um calendário anual estabelecido. Além disso, a Stock possui uma categoria de base, a Stock Light, que substituiu o extinto Campeonato Brasileiro de Turismo e oferece uma oportunidade para pilotos iniciantes ganharem experiência.

Os maiores vencedores da história da Stock Car

Quatro pilotos alcançaram o feito de conquistar o tricampeonato da Stock Car. O primeiro a realizar essa conquista foi Ângelo Giombelli, que venceu de forma consecutiva nas temporadas de 1991, 1992 e 1993. É importante destacar que o catarinense alcançou esses três títulos em uma época em que a categoria era disputada por duplas, competindo ao lado de Ingo Hoffmann.

Dois outros pilotos tricampeões da Stock Car compartilham o mesmo sobrenome. Pai e filho, Chico e Daniel Serra, ambos de São Paulo, saborearam a glória de levantar a taça em três ocasiões. Chico foi o pioneiro na família, conquistando o campeonato em 1999, 2000 e 2001.

Curiosamente, Daniel Serra seguiu os passos do pai e conquistou os três títulos de forma consecutiva: ele se sagrou campeão da Stock Car em 2017, 2018 e 2019, já na era mais recente da competição.

Por fim, o piloto paulista Ricardo Maurício completa a lista dos tricampeões da Stock Car. Ele venceu a categoria pela primeira vez em 2008, conquistou o bicampeonato em 2013 e, após um intervalo de sete anos, retornou ao topo do pódio em 2020.

Paulo Gomes: O primeiro campeão da Stock

Paulo Gomes, com seus impressionantes quatro títulos, ocupa o terceiro lugar na lista dos maiores campeões da Stock Car. O piloto mineiro é considerado um dos pioneiros da categoria no Brasil, tendo conquistado o título na primeira edição do evento em 1979. Com o icônico número 22, Gomes é uma figura de referência no automobilismo nacional, competindo na Stock Car de forma ininterrupta desde 1979 até 2003.

Além de sua vitória inaugural, Paulo Gomes também conquistou o campeonato nos anos de 1983, 1984 e 1995. O mineiro era conhecido como o principal rival da lenda Ingo Hoffmann nas pistas.

Cacá Bueno: O filho de Galvão, pentacampeão

Cacá Bueno, filho do narrador Galvão Bueno, ganhou destaque na Stock Car desde suas primeiras participações na temporada de 2002. Seu sobrenome e a fama de seu pai, têm colocado os holofotes sobre ele desde então, mas Cacá parece lidar bem com essa pressão. O piloto continua ativo no grid, e é reconhecido como o segundo maior campeão da história da categoria.

Cacá Bueno conquistou cinco títulos ao longo de sua carreira: 2006, 2007, 2009, 2011 e 2012. Um detalhe interessante é que Bueno fez sua estreia exatamente quando Ingo Hoffmann estava encerrando sua carreira na Stock Car, conquistando o título naquele ano. A diferença de idade entre os dois pilotos impediu que eles competissem diretamente um contra o outro.

Ingo Hoffmann: O maior de todos

É absolutamente imprescindível mencionar Ingo Hoffmann ao falar da história da Stock Car. Considerado uma lenda da categoria e o maior piloto do evento, o paulista conquistou incríveis 12 títulos na categoria: 1980, 1985, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998 e 2002.

Além de seu talento inato que o manteve no topo durante 12 temporadas, Hoffmann também possuía um excelente condicionamento físico, o que lhe permitiu permanecer na Stock Car por 30 anos. Ele participou desde o início do campeonato, em 1979, e conquistou seu último título em 2002. Ele é o recordista de títulos consecutivos, com seis conquistas seguidas, e seu sucesso nas pistas brasileiras o levou a ter uma breve passagem pela Fórmula 1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.