O futuro da equipe Red Bull virou uma pauta inesperada nesse começo de 2024. Entre muitos rumores que cercam o time austríaco, um deles é o futuro da estrela Max Verstappen. Mas de acordo com uma declaração de um “manda chuva” da equipe, o time já tem garantido um piloto do mesmo nível do holandês tricampeão.
Em meio a toda a controvérsia, Helmut Marko encontra tempo para redigir uma coluna analítica no Speedweek.com. O conselheiro da Red Bull concentrou-se exclusivamente na pista e no equilíbrio da formação entre Sergio Perez e Max Verstappen, uma dupla igual sem a interferência da equipe, especialmente de Checo.
“Max é um campeão quando precisa administrar um carro nervoso. Ele consegue fazer a diferença com um carro assim. Quando o carro tem essa característica, eles não são rápidos, enquanto Perez se sente confortável quando o carro não é assim. Em 2022, quando a Red Bull estava com excesso de peso, ele conseguiu ser muito rápido com um carro subesterçante e uma traseira estável.
Naquele ano, ele teria vencido em Jeddah se o Safety Car não o tivesse alcançado. Em 2024, decidimos que Checo não fará experimentações e terá a mesma configuração de Max.”
Nome histórico da Fórmula 1 faz piada com Felipe Massa
Felipe Massa anunciou e seguiu adiante com sua decisão: ele optou por levar a FIA, a FOM e Bernie Ecclestone aos tribunais em busca de compensação pelo Campeonato Mundial de 2008. O piloto brasileiro pretende se basear nas declarações de Ecclestone do ano anterior, nas quais ele confirmou que tanto a FIA quanto a Fórmula 1 estavam cientes do escândalo, mas optaram por não tomar medidas.
Um comentário que se destacou entre muitos que surgiram nas redes sociais nas últimas horas foi o de Heinz-Harald Frentzen, renomado piloto da Fórmula 1 dos anos 90. Ele fez uma brincadeira sobre o assunto, declarando: “Para aqueles que não acham graça, esclareço que usei o mesmo combustível do Jacques e terminei oficialmente em segundo lugar no mundial.”
O ano em questão refere-se ao duelo em Jerez, em 1997, entre Villeneuve e Schumacher, que resultou no único título mundial do canadense e na desclassificação do alemão do campeonato devido a uma manobra antidesportiva, colocando assim Frentzen na segunda posição.
O ex-piloto da Williams esclareceu então: “Para falar sério, acredito que o esporte que amamos é tão bonito quanto foi concebido. As regras tradicionais estabelecem que 2 horas após a confirmação dos resultados oficiais não há espaço para recurso. É simples assim. A F1 está aqui para ser entretenimento, ou pelo menos essa foi a descrição do trabalho que fiz quando entrei em um país estrangeiro…”.