Daniel Ricciardo é sem dúvida uma das figuras mais queridas no meio da Fórmula 1 e entre os fãs da categoria máxima do automobilismo mundial. Sempre sorridente, mostrando bom humor, o piloto para muitos tinha o fim da carreira decretado depois da saída da Red Bull e o fiasco na McLaren.
Mas as coisas começaram a mudar e o australiano hoje é cotado para voltar pra Red Bull na próxima temporada, caso Sergio Pérez não consiga corresponder. Muitos fãs ficam animados com a possibilidade, afinal Ricciardo é uma figura que todos gostam, certo? Errado!
Um campeão mundial da Fórmula 1 não olha dessa forma para o australiano. Jacques Villeneuve criticou Daniel Ricciardo, sugerindo que ele deveria reconhecer a Netflix pelo seu trabalho, já que suas performances não são o único motivo de sua permanência na Fórmula 1.
Após encerrar uma passagem decepcionante pela McLaren, Ricciardo optou por um ano sabático em 2023 antes de retornar à pista com a equipe júnior da Red Bull. Ao voltar à equipe onde iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 2012, Ricciardo completa um ciclo em sua trajetória profissional.
Ricciardo produto da imagem?
Ele permaneceu na equipe, agora chamada de ‘Visa Cash App RB’ ou simplesmente ‘RB’, para a temporada de 2024, com a possibilidade de retornar à Red Bull na próxima temporada como substituto de Sergio Perez.
Entretanto, Villeneuve acredita que foi a imagem pública do piloto de 34 anos, e não seu desempenho, que garantiu sua permanência no esporte.
“Ricciardo é um puro produto de imagem e mídia social moderna”, disse o campeão mundial de 1997 . “Não se pode basear a longa carreira dele em resultados. Você simplesmente não pode. Eles não se acumulam.
O canadense sugere que existem outras opções tão velozes quanto o Honey Badger para a equipe júnior da Red Bull, mas, por enquanto, sua reputação o mantém no volante.
“Há muitos pilotos que são tão rápidos quanto ele, mas não têm a imagem dele”, acrescentou. “Então, você também pode pegar aquele com a imagem.”