Bandeira verde na Fórmula 1: Quando é usada, como funciona e regras

0

A Fórmula 1 conta com 10 bandeiras ao todo, sendo que cada uma delas tem um significado para os pilotos. Muitos torcedores não conhecem as regras específicas de cada uma delas, embora a verde seja intuitiva, representando que a pista está livre para os corredores. Com ela, podem acelerar ao máximo e realizarem ultrapassagens.

As bandeiras servem para garantir a segurança dos pilotos e dos comissários que ficam ao redor do autódromo. No caso da bandeira verde, ela tem um papel fundamental para definir o ritmo da corrida, indicando que é seguro aos pilotos acelerarem, dando mais emoção na disputa e também aos espectadores que acompanham pelas arquibancadas e de casa.

Quando a bandeira verde é usada na Fórmula 1?

A bandeira verdde, pode-se dizer, é usada para “anular” as bandeiras mostradas anteriormente em um setor. Quando ela é agitada, representa que não há mais perigo no local e os pilotos podem acelerar o máximo. Então, após uma bandeira amarela por um carro quebrado, quando ele é retirado e a pista está limpa, os comissários mostram a bandeira verde para indicar que a situação foi resolvida.

Além disso, ela também é usada para iniciar a volta de apresentação nos Grandes Prêmios, para abrir a classificação e os treinos livres. Representa que a pista está livre para os pilotos. Também é agitada dando fim a presença do safety car na pista. Resumindo, é usada nas seguintes situações:

  • Após as luzes vermelhas serem apagadas no começo da corrida;
  • Para indicar a saída do safety car;
  • Para indicar o fim de bandeiras amarelas em algum setor da pista, mostrando que está livre.

A bandeira verde é versátil, usada em diversas situações nas corridas. Em relação a sua aplicação para dar início as provas, segundos antes que as luzes vermelhas sejam apagadas, um comissário passa de um lado para o outro da pista, no fundo do grid de largada, acenando uma bandeira verde, indicando que o procedimento com as luzes vermelhas pode ser iniciado.

Esse instrumento pode ser acionado tanto nos treinos livres, sessões de qualificação e corridas de Fórmula 1.

Como a bandeira verde impacta nas corridas de F1?

Assim que a bandeira verde é mostrada, os pilotos precisam estar atentos para retomarem a velocidade máxima. Isso permite que eles façam ultrapassagens, e com a proximidade entre os carros, muitas vezes traz a oportunidade perfeita para que ganhem posições na disputa.

Quando está sendo agitada, indica que a prova pode retormar a velocidade normal, indicando que os objetos presentes na pista foram removidos, como detritos deixados por acidentes ou então que as condições climáticas adversas melhoraram. Ela ajuda ainda no gerenciamento de corrida, entre o comando de prova e os pilotos.

Quando os pilotos estão disputando a prova em condições normais, é comum dizer que “está sob condições de bandeira verde”. Porém, ela não é agitada de maneira continua durante as corridas de Fórmula 1, sendo mostrada apenas em situações específicas. Basta que seja mostrada uma vez e os pilotos já estão liberados para pisarem fundo no acelerador.

Sinal Verde na Globo

Associado a esta bandeira, a Globo exibiu durante muitos anos o programa Sinal Verde, comandando por Reginaldo Leme. Foi ao ar pela primeira vez como um especial, mostrando detalhes na preparação de pilotos e equipes para o Mundial de 1983. Naquela edição, foram mostadas matérias envolvendo medidas de segurança, dispositivos de proteção e a habilidade dos pilotos.

Depois disso, o Sinal Verde passou a ser um programa regular, sempre mostrado antes das corridas, com duração de cerca de 10 minutos. Galvão Bueno também participava com a produção de reportagens, ao lado de Regi e dos repórteres João Pedro Paes Leme e Tadeu Schmidt. O programa saiu do ar nos anos 2000 e retornou em 2016, até o fim das transmissõs da F1 no canal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.