O mundo da velocidade está próximo de ter uma batalha de gigantes. Mas se você pensa que envolve dois grandes pilotos em famosas curvas de um autódromo você está enganado. São duas marcas muito poderosas da velocidade próximos de uma guerra fora das pistas.
Doug Boles, presidente do Indianapolis Motor Speedway, alertou que estão “prontos para tomar todas as medidas necessárias” em relação a uma alegada nova violação da marca registrada da Fórmula 1, conhecida como ‘O Maior Espetáculo das Corridas’.
A Fórmula 1 tem experimentado um crescimento significativo em popularidade durante a gestão da empresa americana Liberty Media, e os Estados Unidos representam uma história de sucesso importante nesse aspecto, como demonstrado pelo sucesso da série documental Drive to Survive da Netflix e pela expansão para três corridas baseadas nos Estados Unidos no calendário da F1.
Nem tudo é festa para a Fórmula 1 nos Estados Unidos
No entanto, nem toda a atenção que estão recebendo nos Estados Unidos é positiva. O Indianapolis Motor Speedway, local do icônico evento Indianapolis 500 da IndyCar e anteriormente do Grande Prêmio dos Estados Unidos da Fórmula 1, tem enfrentado casos repetidos de violação de marca registrada por parte da Fórmula 1.
Hulman & Company, a proprietária do Indianapolis Motor Speedway até 2019, registrou pela primeira vez o slogan ‘The Greatest Spectacle in Racing’ em 1986. Isso, como reportado pelo IndyStar, deixou Boles em estado de alerta máximo após um anúncio da ESPN para a campanha F1 2024 onde um locutor se referiu à Fórmula 1 como “o maior espetáculo do automobilismo”.
Essa referência reviveu uma preocupação para o IMS, pois durante as apresentações dos pilotos no Grande Prêmio de Miami de 2023, lideradas pelo rapper LL Cool J, também foi utilizada a expressão “o maior espetáculo do automobilismo” para se referir à Fórmula 1.
Enquanto isso, a Liberty Media promoveu o GP inaugural de Las Vegas como o “maior espetáculo de corrida do planeta”, a ser realizado na “capital mundial do esporte e entretenimento”, pelo que pediram desculpas. Isso serviu como outro exemplo, com o IMS também tendo registrado a marca ‘Capital Mundial das Corridas’.
Porém, essa mais recente aparente instância de quase replicação provocou um aviso direto por parte de Boles, afirmando que estão “prontos para tomar todas as medidas necessárias” para proteger suas marcas registradas daqueles que “não conseguem desenvolver sua própria identidade de marca”.
“Estamos cientes do uso de nossa marca no que parece ser um comercial promocional de transmissão”, começou a declaração de Boles ao IndyStar.