Conforme os dias vão passando e com a chegada dos testes de pré-temporada, os segredos das equipes com os novos carros vão sendo revelados. Com isso, é normal que os rivais comecem a abrir o olho e encontrem novos detalhes, que podem fazer a concorrência ter alguma vantagem. E foi exatamente isso que aconteceu com um grande nome da Red Bull que encontrou algo novo no carro da Mercedes.
Adrian Newey, gênio do design na Fórmula 1 e responsável pelos carros da Red Bull, observou que há uma inovação no novo modelo do Mercedes W15 que ele considera “interessante”, mas não especificou exatamente o que é.
Após dois anos de desafios com seus carros de efeito solo, a Mercedes não conseguiu conquistar uma única vitória no último campeonato. Como resultado, a equipe de Brackley introduziu um carro praticamente novo para esta temporada.
Logo de início, chamou a atenção o truque radical de legalidade na asa dianteira do W15. O veículo apresenta uma asa dianteira que se conecta ao nariz na segunda e quarta aba por meio do que parece ser um elemento de conformidade legal.
Houve questionamentos sobre a legalidade do design, especialmente no que diz respeito ao espírito da regra em questão. Essa pode ser a característica que motivou o renomado designer da Red Bull, Newey, a examinar mais de perto o W15.
Segundo Andrew Benson, da BBC, “Newey mencionou no lançamento de seu próprio carro que havia uma novidade no Mercedes que o intrigou, embora não tenha revelado qual era. Há suspeitas de que ele estava se referindo ao design da asa dianteira.”
FIA deu o sinal verde e carro da Mercedes está no regulamento
Segundo o formu1a.uno, “Membros de duas equipes confirmaram que há poucos indícios de que a asa dianteira do W15 seja considerada ilegal”, com o design da asa dianteira recebendo “aprovação da FIA”. O regulamento técnico, especificamente o artigo 3.9.1, permite o design da Mercedes, pois se concentra exclusivamente no design dos flaps.
Toto Wolff está otimista de que o W15 deste ano possibilitará a Lewis Hamilton e George Russell reduzirem a diferença em relação aos vencedores do campeonato do ano passado, a Red Bull, com Max Verstappen e Sergio Pérez.
“Tivemos uma luta dura na temporada passada com Ferrari e McLaren, às vezes Aston Martin, com uma grande diferença entre a Red Bull e o resto. Espero que estejamos na perseguição no início da temporada e que estejamos um passo mais perto da Red Bull”, revelou o chefe da Mercedes.