Novo carro da Mercedes é considerado irregular? FIA confirmou!
A Mercedes é sem dúvida uma das equipes que mais geram expectativas entre torcedores e imprensa para a nova temporada da Fórmula 1. Os alemães buscam recuperar de fato um lugar entre os melhores da categoria e pra isso buscam ter um carro competitivo.
Recentemente a Mercedes apresentou um carro significativamente diferente para a temporada de 2024. Notavelmente ausente está o tão criticado “zeropod”, enquanto a equipe alemã realizou modificações no sistema de resfriamento e efetuou uma revisão completa na transmissão, entre outras alterações. No entanto, o destaque ficou por conta da asa dianteira.
Além das três aletas comuns nas asas da Fórmula 1, a asa da Mercedes incorpora uma quarta aleta, posicionada logo acima das outras e conectada ao bico do carro por uma estrutura extremamente fina. Essa configuração permitirá uma maior flexibilidade nesse ponto da asa, visando aprimorar o controle da equipe sobre a turbulência gerada pelos pneus dianteiros.
No entanto, essa flexibilidade imediatamente chamou a atenção da concorrência. O regulamento técnico de 2022 proíbe as equipes de tentarem manipular a turbulência do ar, que é o ponto central do novo conjunto de regras – visando permitir que os carros possam seguir uns aos outros de forma mais próxima, reduzindo a quantidade de “ar sujo” lançada para trás.
FIA confirmou o “OK” para o novo carro
De acordo com o site italiano Formu1a.uno, a Mercedes assegurou que recebeu autorização da FIA para utilizar a nova asa, considerada conforme as regras pela entidade que governa o esporte, devido à conexão existente entre a aleta superior e o bico – que é um requisito obrigatório.
A estratégia de gerenciamento da turbulência buscada pela equipe, por sua vez, visa a diminuir ainda mais o desgaste dos pneus dianteiros.
É certo, no entanto, que as demais equipes do grid estarão atentas à flexibilidade da nova peça introduzida pela equipe de Toto Wolff, especialmente durante os testes coletivos da Fórmula 1 no Bahrein, programados para ocorrer entre os dias 21 e 23 de fevereiro.
A pré-temporada representará a primeira oportunidade para examinar mais detalhadamente os efeitos práticos da inovação implementada pela equipe alemã, que manteve segredos durante a apresentação do W15.