A Fórmula 1 está planejando mudanças no regulamento das unidades de potência a partir de 2026, com a introdução de um motor bastante diferente, que alterará a proporção entre o motor de combustão interna e os componentes híbridos, priorizando o aumento na geração de energia elétrica.
Embora o motor mantenha sua configuração V6 turbo alimentada de 1,6 litros, o componente MGU-H será abandonado, enquanto o MGU-K verá sua potência quase triplicar, passando de 120 kW para 350 kW. Essa mudança significativa na relação entre os componentes resultará em uma experiência de condução substancialmente diferente para os pilotos.
O tricampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, já expressou anteriormente sua falta de entusiasmo em relação às mudanças iminentes, especialmente com o piloto holandês pronto para testar os novos motores desenvolvidos pela Red Bull em suas instalações em Milton Keynes.
Enquanto o projeto Red Bull Powertrains avança rapidamente, Verstappen declarou no verão passado que as simulações referentes à futura experiência de condução sob as novas regras das unidades de potência de 2026 parecem “bastante desanimadoras” e que as regras “não despertam seu entusiasmo no momento”.
Mudanças podem mudar o futuro do tricampeão do mundo
Em uma recente entrevista à revista alemã Motorsport-Magazin, Verstappen reafirmou sua posição anterior. Apesar de algumas mudanças nos dados nos últimos seis meses, à medida que o projeto da unidade de potência é refinado,O holandês afirmou que sua opinião sobre as novas regras permaneceu praticamente inalterada.
Com Verstappen enfatizando que está há um considerável período na Fórmula 1, o piloto holandês admitiu que a ausência de prazer na experiência de pilotagem poderia levá-lo a reconsiderar seu futuro após o término de seu contrato atual em 2028. O que poderia até mesmo resultar na saída da Red Bull e é claro da categoria máxima do automobilismo.
Quando indagado se as novas unidades de potência poderiam influenciar sua decisão de não renovar, Verstappen afirmou: “Sim, é possível”.