O Campeonato Mundial de Endurance está prestes a começar, e as inscrições para a temporada de 2024 já foram oficialmente encerradas. Com a participação de nomes de destaque do automobilismo mundial, incluindo campeões da Fórmula 1 como Jenson Button e a lenda da MotoGP, Valentino Rossi, o WEC promete proporcionar uma temporada altamente competitiva e cheia de emoções.
O grid será notavelmente diferente do que estamos acostumados a ver. Pela primeira vez desde a criação do campeonato, a classe LMP2 não estará presente, retornando apenas nas 24 Horas de Le Mans.
Com o aumento do interesse nos hipercarros após a convergência dos regulamentos do WEC com o IMSA, a categoria optou por manter apenas duas classes em 2024: os hipercarros e a LMGT3, com os carros de turismo.
Devido às restrições nos boxes em duas das oito etapas da temporada de 2024 (Ímola e Estados Unidos), o Campeonato Mundial de Endurance limitou o grid a 37 carros. Ao longo do ano, serão 19 hipercarros e 18 GT3 competindo, apresentando uma ampla variedade de montadoras nas pistas. A temporada tem início em 2 de março, no Catar, e marca o retorno do Brasil com as 6 Horas de São Paulo agendadas para 14 de julho.
Grandes nomes da velocidade estão confirmados
Na categoria dos hipercarros, as saídas da Glickenhaus e da Vanwall foram compensadas pela entrada da Alpine, que apresentou o A424 no mesmo evento de lançamento do carro para a temporada de 2024 da Fórmula 1, além da BMW, Isotta Fraschini e Lamborghini. O número de carros aumentou de 13 para 19, e o grid apresenta diversos nomes conhecidos no mundo do automobilismo.
A grande potência a ser superada continua sendo a atual campeã, Toyota, que tem apenas uma mudança em sua formação: o argentino José María López deixa o carro #7 para dar lugar ao holandês Nyck de Vries. De Vries teve uma temporada de 2023 frustrante na Fórmula 1 e agora dividirá suas atenções entre o WEC e as corridas da Fórmula E com a Mahindra neste ano.
Outro ex-piloto da Fórmula 1 que fará sua estreia no campeonato é Mick Schumacher, contratado pela Alpine para ser companheiro dos experientes Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière no carro #36.
A Ferrari também tem sua cota de ex-F1, com o italiano Antonio Giovinazzi sendo um dos três pilotos do #51, que venceu as 24 horas de Le Mans no ano passado. James Calado e Alessandro Pier Guidi compõem o trio em busca de uma segunda vitória consecutiva no tradicional Circuit de la Sarthe.
Outros nomes também são notados, como a dupla de Roberts na AF Corse com Kubica e Shwartzman, os experientes Paul di Resta e Jean-Éric Vergne na Peugeot ao lado de Stoffel Vandoorne, e o retorno de Daniil Kvyat ao automobilismo com a estreante Lamborghini.
Mas talvez nenhum nome seja mais significativo do que o de Jenson Button. O campeão da Fórmula 1 em 2009 fará sua primeira temporada completa no Mundial de Endurance com a Hertz Team Jota, competindo com um carro da Porsche.
No ano anterior, Jenson participou da incursão da Trackhouse em Le Mans, levando um carro da Nascar para a corrida mais emblemática do calendário.Por fim, a categoria continua sem brasileiros como pilotos titulares por mais um ano.
Na última temporada, apenas JP de Oliveira pilotou um hipercarro, competindo com o carro da Vanwall nas 6 Horas de Monza e também nas 6 Horas de Fuji.