Provável futuro de Franco Colapinto pega os fãs da Fórmula 1 de surpresa

0

Franco Colapinto causou um grande alvoroço no grid com sua estreia impressionante na Itália e os pontos conquistados já na segunda corrida, no Azerbaijão. No entanto, o argentino deve seguir na Williams para a temporada de Fórmula 1 de 2025, mas de uma forma que pega muito torcedor de surpresa.

Sem espaço para ser titular, uma vez que a equipe inglesa terá Alexander Albon e Carlos Sainz, a expectativa é que Colapinto assuma o papel de piloto reserva e continue com um intenso programa de testes até que novas oportunidades surjam no mercado.

A informação foi revelada pelo site da revista alemã Auto Motor und Sport nesta terça-feira (3). A possibilidade de Colapinto continuar na Williams é viável porque tanto Albon quanto Sainz possuem cláusulas contratuais que permitem sua saída da equipe de Grove caso surja o interesse de um time de ponta. A publicação ainda detalha que o piloto da Ferrari, Sainz, tem a opção de se transferir para a Red Bull caso haja uma vaga por lá dentro de um ano.

Colapinto fez sua estreia na F1 no GP da Itália, substituindo Logan Sargeant, e impressionou não só pelo desempenho perto de Albon nas classificações, mas também pelos pontos conquistados em Baku e nos Estados Unidos. A Red Bull logo demonstrou interesse, e a mídia argentina chegou a noticiar que havia um acordo encaminhado para que o piloto ocupasse o lugar de Sergio Pérez.

As especulações aumentaram quando Christian Horner, chefe da Red Bull, foi visto nas instalações da Williams em Interlagos. No entanto, os ingleses exigiam um pagamento de US$ 20 milhões (cerca de R$ 121 milhões), o que levou a Red Bull a considerar usar os patrocinadores de Colapinto para cobrir o valor, segundo o site RacingNews365.

Contrariando as expectativas, buscas diminuíram

Entretanto, os acidentes em Interlagos e Las Vegas reduziram o burburinho em torno do piloto. A Alpine, que também demonstrou interesse em Colapinto e chegou a considerar dispensar Jack Doohan antes da temporada, desistiu do negócio devido à multa considerada alta demais por Flavio Briatore, conforme informado pela AMuS. Agora, os franceses focam em jovens talentos, como Paul Aron, novo piloto reserva.

James Vowles, chefe da Williams, chegou a comentar sobre a possibilidade de Colapinto continuar com a equipe. “Em primeiro lugar, teríamos o melhor piloto reserva no momento. Em segundo, ele teria a melhor preparação com testes de carros de temporadas anteriores e simulações. Fiz algo semelhante com Esteban Ocon, e o intervalo de um ano também foi benéfico para ele”, destacou.

Enquanto isso, a Red Bull renovou o contrato de Sergio Pérez, mas a ESPN afirma que ele deixará a equipe após o GP de Abu Dhabi deste fim de semana. Liam Lawson e Yuki Tsunoda disputam a vaga. Na Alpine, Doohan já assume o cockpit de Ocon de forma definitiva no GP de Yas Marina, ao lado de Pierre Gasly.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.