Presidente da FIA é alvo de gravíssima acusação
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) vive uma grande confusão interna há alguns meses, devido a algumas decisões tomadas pelo presidente da entidade, Mohammed Ben Sulayem. Desde a decisão em punir os pilotos por xingar durante eventos da categoria, a situação entre os pilotos e o mandatário tem ficado cada vez mais insustentável. Em meio a isso, Verstappen já declarou estar pensando em uma aposentadoria, a depender das ações da FIA no futuro.
Na última quinta-feira (28), Sulayem tomou mais uma atitude surpreendente e demitiu Janette Tan, diretora do grupo dos comissários da F2, que iria atuar pela primeira vez no cargo em Lusail. Em meio a isso, o ex-comissário Tim Mayer, em entrevista concedida à BBC Sports, acusou o presidente da organização de interferir diretamente nas decisões dos comissários.
“A opinião dele (Ben Sulayem) de que os pilotos precisam ser penalizados por xingamentos – essa é a opinião dele e o que aconteceu desde então reflete isso. Há momentos em que ele se envolveu diretamente na divulgação de suas opiniões. Não diretamente com os comissários, mas por meio de sua equipe”, afirmou Mayer.
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, já foi acusado de manipular decisão dos comissários da F1
Essa não é a primeira vez que Mohammed Ben Sulayem se envolve em uma polêmica. Em 2023, ele foi acusado de intervir em uma decisão dos comissários para favorecer Fernando Alonso, que tinha terminado a prova no pódio. Na ocasião, ele se intrometeu para que uma punição de 10 segundos não fosse aplicada ao espanhol.