FIA toma decisão inesperada para beneficiar equipes no GP do Catar de F1
Neste final de semana, entre os dias 29 de novembro a 1° de dezembro, acontece o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1. O retorno da categoria ao país também traz recordações nada legais para os pilotos e as equipes. Na temporada passada, quando a pista voltou ao calendário da categoria, o calor que fazia na época foi um grande fator para atrapalhar o desempenho na pista. Além de levar os pilotos ao seu limite, os pneus também sofreram.
Com a temperatura mais alta na pista, o desgaste dos compostos estava bem mais avançado do que o padrão. Além disso, o formato das zebras nas curvas de alta velocidade faziam com que o pneu sofresse danos em sua estrutra, o que poderia colocar a vida do piloto em risco. Para evitar maiores problemas neste ano, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) preparou algumas mudanças no circuito de Lusail.
FIA promove mudanças em Lusail para melhorar segurança dos pilotos
Para dar mais segurança aos pilotos, a FIA decidiu arredondar as extremidades das zebras nas curvas 1, 2, 4, 10, 12, 13 e 14. Além disso, também foi instalada novas áreas de escape com caixa de brita foram instaladas em algumas partes do circuito, assum os pilotos não poderão abusar tanto dos limites de pista. Já a Pirelli também decidiu tomar uma atitude com relação aos seus pneus.
Assim como já faz em circuitos de alta demanda, como é o caso de Silverstone e Suzuka, a fornecedora enviou a sua gama mais dura de compostos para este final de semana, que são o C1 (duro), C2 (médio) e C3 (macio). Mesmo com essa decisão, o alto calor do Catar deve obrigar as equipes a partirem para uma estratégia de duas paradas.