Ex-piloto crava pista do calendário que deveria SAIR da Fórmula 1 a partir de 2026
Se desconsiderarmos os recentes anúncios que alteraram as datas de alguns GPs, como o caso do GP do Canadá, agora transferido para maio, o calendário da temporada 2025 da Fórmula 1 contará com os mesmos circuitos deste ano.
As primeiras mudanças significativas, por outro lado, estão previstas apenas para 2026, quando será incluído o circuito urbano de Madrid. Nesse mesmo ano, também existe a possibilidade de um GP atual ser removido do calendário.
Negociações com Monza e Ímola
Embora circuitos como Mônaco, China, Bélgica, Holanda e México tenham renovado seus contratos com a Liberty Media, os autódromos italianos de Monza e Ímola ainda enfrentam incertezas. Ambos os contratos expiram no final de 2025, e Karun Chandhok, ex-piloto e atual comentarista, sugeriu a exclusão de Ímola a partir de 2026.
O que disse o ex-piloto sobre o assunto?
Essa ideia não é unanimidade, especialmente entre os fãs de Ímola. Chandhok reconhece que o Autódromo Enzo e Dino Ferrari é espetacular e histórico, mas acredita que a pista é estreita demais para os carros modernos:
“Eu retiraria Imola. É um destino fantástico e historicamente importante. Nas qualificações, é um circuito muito emocionante para pilotos e fãs, mas, para as corridas atuais, é estreito demais. Com o tamanho dos carros modernos, acredito que a Fórmula 1 evoluiu além do que a pista pode oferecer. Não vemos muitas ultrapassagens.”
O retorno à Alemanha
Como alternativa, Chandhok sugere o retorno da Alemanha ao calendário, uma nação historicamente marcante que está ausente desde 2020. Ele não especificou se prefere Hockenheim ou Nürburgring, mas destacou a importância de um GP alemão:
“Precisamos voltar a ter um GP da Alemanha. É estranho ter um calendário sem corridas na Alemanha e na França. Com a presença da Mercedes no grid e o peso histórico de pilotos como Vettel e Schumacher, é difícil entender a ausência de uma corrida lá.”