McLaren toma importante decisão, resolve mudar e Oscar Piastri já foi avisado
Oscar Piastri revelou que a chamada “regra papaia” está de volta na McLaren. Com as chances de título de Lando Norris bastante reduzidas antes do Grande Prêmio de Las Vegas, que acontece neste fim de semana, o australiano recebeu liberdade da equipe de Woking para competir pela vitória, algo que estava limitado nas últimas corridas.
Desde a amarga derrota no Grande Prêmio da Itália, quando tanto Piastri quanto Norris foram surpreendidos pela Ferrari de Charles Leclerc, a McLaren havia decidido favorecer Lando nas estratégias. O objetivo era impulsionar suas chances na disputa contra Max Verstappen pelo título.
Mesmo com a vitória de Piastri no Azerbaijão — após Norris largar do fundo do grid —, o australiano assumiu um papel secundário dentro do time. Porém, com a vantagem de Verstappen ampliada para 62 pontos, Piastri volta a ter mais liberdade nas corridas finais.
Piastri falou sobre a mudança definida pela McLaren
“Ainda existem cenários específicos em que posso ser solicitado a ajudar”, explicou Piastri ao Autosport, em Las Vegas. “Mas, na maior parte das situações, as coisas voltaram ao normal. A disputa pelo Mundial de Pilotos está muito distante, e o de Construtores ainda não está decidido. Então, vou para o fim de semana com o objetivo de vencer, mas ajudarei se necessário.”
O episódio mais marcante de favorecimento a Norris desde o GP da Itália aconteceu na corrida sprint do Brasil. Piastri largou da pole e liderou a maior parte da prova, mas acabou cedendo a vitória a Norris nas voltas finais. Na corrida principal, recebeu ordens de equipe para permitir a ultrapassagem do companheiro.
“Para ser sincero, não fiquei frustrado por ceder [a sprint em Interlagos]”, afirmou Piastri. “É claro que adoraria ter vencido, mas é um cenário diferente de um GP. Acho que provei o que queria com a pole position, e isso foi suficiente para mim. Mesmo que tivesse vencido a sprint, a pole teria sido o momento mais satisfatório.”