Gabriel Bortoleto vai colocar capacete e pilotar F1 já em 2024
Nesta quarta-feira (6) o mundo do automobilismo foi surpreendido com a confirmação de que Gabriel Bortoleto, considerado um dos grandes destaques desta temporada e candidato ao título de pilotos da Fórmula 2, irá correr pela Sauber na próxima temporada. O brasileiro irá deixar o programa de jovens pilotos da McLaren ao final deste ano para se juntar a nova equipe, onde o seu contrato é plurianual.
Mesmo que Bortoleto esteja contratado para correr pela equipe apenas em 2025, o seu primeiro contato com um carro de Fórmula 1 deve acontecer um pouco antes. Em entrevista à imprensa, Mattia Binoto, chefe da esquadra de Hinwill, confirmou que ele irá participar do teste de jovens pilotos da Fórmula 1. Além disso, ele assegurou que a equipe deseja que ele siga focado na disputa da Fórmula 2, assim ele não deve ter uma primeira oportunidade antes disso.
“O primeiro será no final da temporada, em Abu Dhabi, com os testes novos pilotos. Não temos um plano agora, mas estamos organizando. Queremos que ele fique focado na temporada da F2, o que é o mais importante para ele. Ele não deve se distrair”, comentou Binotto.
Gabriel Bortoleto será o quarto brasileiro a correr pela Sauber
Gabriel Bortoleto não será o primeiro brasileiro que irá correr pela Sauber. Além dele, Pedro Paulo Diniz, Felipe Massa e Felipe Nasr já correram pela equipe. Ainda, o piloto será o primeiro brasileiros, após sete anos, que fará parte do grid titular, de maneira integral, da Fórmula 1. Já a última vez que um piloto do país participou de uma corrida foi em 2020, quando Pietro Fittipaldi substituiu Romain Grosjean, que na época havia sofrido um gravíssimo acidente.