Troca de pilotos para 2025 pode custar MILHÕES nos bolsos da Red Bull
O futuro da parceria de Yuki Tsunoda na Red Bull para 2025 ainda é incerto, mas o argentino Franco Colapinto surge como um forte candidato após impressionar em suas apresentações na Fórmula 1.
Colapinto estreou pela Williams no GP da Itália e rapidamente se destacou, acumulando cinco pontos nas corridas do Azerbaijão e dos Estados Unidos. Esse desempenho chamou a atenção de várias equipes, incluindo a Red Bull, que considera o jovem piloto como uma potencial substituição para Sergio Perez ao lado de Max Verstappen.
Possível troca de Colapinto no lugar de Pérez pode custar caro
Embora Helmut Marko, conselheiro da equipe, tenha confirmado que Perez completará a temporada atual, seu futuro em 2025 segue incerto. Christian Horner, chefe da equipe, tem uma opinião favorável sobre Colapinto, mas ainda não decidiu se ele integraria a AlphaTauri ou a própria Red Bull.
Caso a negociação avance, a Red Bull precisará desembolsar cerca de US$ 20 milhões (aproximadamente £15,4 milhões ou €18,3 milhões), valor que a Williams estaria pedindo para liberar o jovem piloto.
A Williams, por outro lado, mostra resistência em liberar Colapinto sem uma compensação financeira significativa, especialmente por não ter um assento disponível para ele em 2025 devido aos contratos com Alex Albon e Carlos Sainz. Entretanto, a Red Bull poderia contar com o apoio de patrocinadores argentinos para viabilizar o valor pedido e reduzir o impacto financeiro.
Apesar do preço elevado de US$ 20 milhões por um piloto com apenas seis corridas na F1, a Red Bull não vê isso como um empecilho se realmente optar por Colapinto. No entanto, o custo deve considerar também a rescisão do contrato de Perez, que implica em uma compensação substancial, aumentando ainda mais as despesas associadas à contratação de Colapinto.
A negociação se torna mais complexa com a intenção da Williams de incluir uma cláusula de recompra, permitindo que a equipe britânica tenha a opção de trazer Colapinto de volta no futuro, garantindo um retorno sobre seu investimento inicial.
Enquanto isso, a Red Bull continua avaliando outras possibilidades entre seus pilotos juniores, como Isack Hadjar, que disputa o título da Fórmula 2 e é considerado uma alternativa caso Pérez seja substituído e Liam Lawson promovido à equipe principal.
A contratação de Colapinto poderia interromper o plano de desenvolvimento de Hadjar na Red Bull, evidenciando uma diferença de prioridades entre Marko, que apoia o crescimento de Hadjar, e Horner, que valoriza as qualidades de Colapinto.
Com os recentes desafios enfrentados pela Red Bull nas pistas, a decisão sobre o futuro de Perez e Colapinto pode não ser uma prioridade imediata. Marko indicou que o futuro de Perez será revisado apenas após o término da temporada em Abu Dhabi, e que Hadjar também passará por uma avaliação após o fim da temporada de F2 e o tradicional teste pós-temporada.