Aconteceu hoje (06/11): triste notícia para Valtteri Bottas foi confirmada na Fórmula 1
Fim da linha para Valtteri Bottas. Após três anos – período assegurado pelo contrato negociado por Toto Wolff em 2021, quando a Mercedes decidiu não renovar com o finlandês para dar lugar a George Russell – Valtteri Bottas encerra sua passagem pela Sauber, iniciada em 2022.
“Expressamos nossa mais profunda gratidão a Valtteri pelos últimos três anos que passamos juntos,” disse Mattia Binotto, o novo chefe da equipe que se tornará totalmente Audi em 2026.
“Ele representou o profissionalismo em sua forma mais pura, usando sua vasta experiência para impulsionar o crescimento da equipe. A dedicação e abordagem de Valtteri foram fundamentais em um momento crucial da nossa história, e as memórias desses anos ficarão conosco por muito tempo. Ao considerarmos a composição da nossa equipe de pilotos para as próximas temporadas, Valtteri foi, sem dúvida, um forte candidato. Com seu espírito combativo, ele frequentemente levava o carro além dos seus limites de desempenho. No entanto, uma decisão precisava ser tomada. Após discussões abertas e construtivas, percebemos que as condições finais não poderiam ser atendidas e, por isso, decidimos em comum acordo seguir caminhos diferentes. Valtteri sempre terá uma porta aberta aqui em Hinwil.”
Saída confirmada para chegada de Gabriel Bortoleto
O experiente piloto ficou sem vaga no grid para temporada 2025, após a notícia confirmada da chegada de Gabriel Bortoleto na equipe que a partir de 2026 será a Audi. Depois de sete anos, o Brasil volta a ter um piloto titular na maior categoria do automobilismo mundial, isso acabou significando o fim para o finlandês.
“Situações como essa nunca são fáceis para ninguém,” afirmou Bottas. “Chegamos à conclusão de que não havia condições para que esse projeto continuasse crescendo juntos. Os últimos anos com a equipe foram uma jornada incrível, cheia de crescimento, desafios e momentos memoráveis. Sou muito grato pelas experiências compartilhadas e pelo apoio que recebi em todos os momentos. Embora seja hora de seguir em frente, sempre levarei uma parte dessa equipe comigo e estou ansioso para o que o futuro me reserva.”