Confirmado: Sauber assina contrato com Gabriel Bortoleto e F1 volta a ter brasileiro no grid
Na manhã desta quarta-feira (6) a Sauber, através de suas redes sociais, confirmou a contratação de Gabriel Bortoleto para a próxima temporada. O jovem brasileiro, que lidera a disputa pelo título de pilotos da Fórmula 2 desta temporada, irá formar dupla com Nico Hulkenberg. Além disso, Bortoleto agora não faz mais parte do programa de jovens pilotos da McLaren.
Momentos antes da Sauber anunciar a contratação de Bortoleto, a McLaren divulgou que o brasileiro deixaria o programa de jovens pilotos da esquadra para buscar novos rumos. “Gabriel Bortoleto será liberado do programa de Desenvolvimento de Driver McLaren no final da temporada 2024 para perseguir uma nova oportunidade na sua carreira”, divulgou a equipe através de suas redes sociais.
Gabriel Bortoleto fecha contrato plurianual com a Sauber
De acordo com as informações apresentadas pela Sauber, o novo contrato de Gabriel Bortoleto é plurianual, assim ele deve seguir na equipe ao menos até a temporada de 2026, quando a equipe assumirá o nome de Audi e irá usar os motores da montadora alemã. A equipe não confirmou qual é a duração do vínculo do brasileiro com a equipe.
Inicialmente, era apontado que a McLaren estava disposta a emprestar Gabriel Bortoleto para a esquadra fundada por Peter Sauber por dois anos. Porém, esse tipo de acordo não era do agrado da Sauber. Assim, após muitas negociações, a equipe britânica resolveu liberar o jovem do seu vínculo com a academia de pilotos. Atualmente existe mais uma vaga em aberto para a próxima temporada da Fórmula 1, na Racing Bulls. Mesmo com a contratação de Liam Lawson para o restante desta temporada, no lugar de Daniel Ricciardo, ele ainda não foi confirmado para 2025.