Eleição nos EUA entre Trump e Kamala pode afetar automobilismo no país?
Nesta terça-feira (5), os cidadãos dos Estados Unidos vão até as urnas para votarem que deve ser o próximo presidente. Diferente do sistema eleitoral brasileiro, que o vencedor é definido apenas com a votação da população, sendo que o processo ainda pode contar com um segundo turno, em solo norte-americano as coisas acontecem de maneira diferente. Assim, ainda irá demorar mais alguns meses para que os americanos saibam quem irá liderar o país no futuro.
Para o automobilismo, a escolha entre Donald Trump e Kamala Harris também pode representar uma grande mudança. Com opiniões diferentes dos dois candidatos, a situação econômica dessa indústria pode ser abalada de maneira significativa. O principal fator está com relação aos impostos de importação. É esperado que no mandado de Trump, as tarifas tenham um grande aumento, o que representa uma grande preocupação para todas as categorias do país.
A eleição nos EUA pode impactar situação econômica do automobilismo norte-americano
Assim como foi em sua gestão anterior, é esperado que Trump siga com sua política de altas taxas para produtos importados. Isso irá representar um grande aumento nos custos de produção para todas as categorias do automobilismo do país, que precisam importar para contar com os melhores equipamentos ou peças para montar os seus modelos. Essas altas tarifas também terão impacto na ida da Nascar e Fórmula Indy para outros países.
Já pelo lado de Kamala Harris, os impostos sob produtos importados serão menores do que o proposto por Trump, porém ainda existe o risco de que os custos operacionais das equipes tenham um grande aumento. Porém, o que pode ajudar as construtoras serão os subsídios fornecidos pelo governo de Biden e que devem seguir, caso Harris seja eleita. Com Trump, a tendência é que isso não aconteça.