Fim de uma era: Alpine pega os fãs da Fórmula 1 em todo mundo de surpresa
No último domingo (3) foi disputado o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Com mudanças feitas de última hora, a largada havia sido antecipada para 12h30min, no horário de Brasília, enquanto o treino classificatório aconteceu horas antes, às 07h30min. A Alpine, que chegou ao país sem ter conseguido grandes resultados, mostrou muita força na chuva com Esteban Ocon, que assegurou a 4° posição no grid de largada, enquanto o seu companheiro de equipe, Pierre Gasly, ficou com a 12° colocação.
Na corrida, com alguns pilotos abandonando, Pierre conseguiu ganhar posições ao longo da prova. Porém, o que ele não esperava era que pouco tempo depois da maioria dos pilotos na sua frente terem parado nos boxes, os comissários acionaram o safety car, pois a chuva tinha voltado a aumentar. Ainda, com a batida de Franco Colapinto, uma bandeira vermelha foi acionada. Naquele momento, Ocon liderava e Gasly ocupava a terceira posição. No retorno da prova, Verstappen conseguiu assumir a liderança, mas os dois conseguiram manter seus lugares no pódio e conseguiu a primeira dobradinha de pilotos franceses desde 1982.
Pódios dos pilotos da Alpine marca quebra de ciclo histórico de pilotos franceses
No Grande Prêmio da França de 1982, René Arnoux e Alain Prost conseguiram terminar no pódio. Aquela prova foi a última, desde então, a contar com dois pilotos franceses no pódio. Porém, Pierre Gasly e Esteban Ocon conseguiram quebrar esse ciclo, formando a primeira dobradinha da França após 32 anos. Isso fica ainda mais simbólico pois eles conseguiram tal feito por uma equipe francesa e que usa um motor de mesma naturalidade. Em entrevista à imprensa, Pierre se mostrou surpreso com tal feito.
“Eu não sabia da estatística, eu ouvi de alguns franceses, isso é legal, eu gosto bastante de escutar que estamos fazendo as coisas acontecerem depois de um bom tempo de espera dos franceses. É importante nunca desistir, ainda mais em dias como hoje, tudo era possível e sou muito grato por todo trabalho que o time vem fazendo, afinal todo trabalho vale a pena e hoje conseguimos os dois carros no pódio. Eu não acho que ninguém no mundo teria pensado que neste ponto da temporada veria duas Alpine no pódio”, comentou Gasly,