Qual o REAL motivo para o GP Brasil de F1 ter mudado de nome?
Neste domingo (3) acontece a corrida principal do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Às 14h00min (horário de Brasília), os carros aceleram ao longo do Autódromo José Carlos Pace para a disputa de 71 voltas. A cidade de São Paulo está presente no calendário da Fórmula 1 desde 1990. Entre 1981 a 1989 a corrida no país acontecia no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Desde a primeira prova disputada, a etapa sediada em território brasileiro tinha o nome de GP do Brasil. Esse nome foi mantido até 2020, quando aconteceu a mudança para GP de São Paulo. O principal motivo para que tenha acontecido a mudança do nome está relacionado aos rumores sobre a mudança da prova para a capital carioca, que surgiram no ano de 2019.
O fim do nome GP do Brasil de F1 teve como principal motivo o desejo da prefeitura de SP
Ao longo do ano de 2019, a direção da Fórmula 1 estava insatisfeita com as estruturas de Interlagos, que na época eram antigas. Isso fez com que rumores surgissem, sobre a possível construção de uma nova pista do Rio de Janeiro para receber a categoria, já que o Autódromo de Jacarepaguá foi totalmente demolido em 2012, para que fosse construído o Parque Olímpico, voltado para a disputa dos jogos olímpicos de 2016.
O então presidente Jair Bolsonaro apoiou a ideia, enquanto o governador do estado de São Paulo João Dória, e o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, queriam manter a prova em Interlagos. A nova pista na capital carioca seria em Deodoro, em um terreno que pertence ao Exército do Brasil. Porém, a construção não foi aprovada, já que a região tem proteção ambiental. Além disso, o projeto apresentava vários erros e incosistências que levaram a desistência do projeto.
Assim, a Fórmula 1 foi mantida em São Paulo e Interlagos, por sua vez, passaria por melhorias nos próximos anos. Após a confirmação da permanência da etapa na cidade, o prefeito deu a sugestão de que a etapa deveria carregar o nome da cidade-sede. Assim, em 2020 foi anunciado que o nome da prova mudaria para GP de São Paulo.