Novas revelações sobre a F1 para 2026 traz alívio para muitos fãs

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No final de outubro de 2024, ainda não há regras definitivas para a revolução técnica que pilotos e equipes esperam para o Campeonato Mundial de F1 de 2026. Esse atraso se deve, em parte, ao fato de que, quando o primeiro projeto do regulamento foi apresentado no início do verão, surgiram preocupações de que os carros poderiam ser excessivamente lentos.

Por isso, a FIA e as equipes continuaram trabalhando em possíveis ajustes para tornar as corridas mais emocionantes do que o previsto inicialmente. Na última reunião da Comissão de F1 em Faenza e no subsequente Conselho Mundial do Esporte a Motor, avanços foram feitos, que certamente trazem alívio sobre algumas preocupações. Embora as mudanças ainda não tenham sido oficializadas ou detalhadas, a Federação expressou satisfação com os compromissos alcançados.

Durante o fim de semana em Austin, o engenheiro Nikolas Tombazis, ex-diretor técnico da Ferrari e atual chefe de competições de monopostos da FIA, comentou sobre os novos regulamentos para 2026.

“O desempenho dos carros melhorou”, disse ele, “em cerca de 50 pontos de carga aerodinâmica. Isso elevou o desempenho, que antes era de cerca de -40% em relação aos carros atuais, para algo em torno de -15%. Portanto, em termos de tempo de volta, esperamos que sejam muito próximos aos dos carros desta geração. Se não tivéssemos feito alterações após o primeiro esboço em junho, os carros teriam perdido cerca de dois segundos.”

Mudanças aerodinâmicas nos carros

Segundo Tombazis, os engenheiros conseguiram um pouco mais de liberdade no design dos futuros monopostos. “As mudanças mais significativas na aerodinâmica envolvem a área destinada à asa dianteira.

Também introduzimos placas terminais mais próximas do estilo dos carros anteriores. Além disso, o difusor foi ampliado, começando um pouco mais à frente e com um tamanho maior. A carroceria ao redor das rodas também foi redesenhada, mas ainda há trabalho a ser feito. Esperamos definir os detalhes finais da traseira e sua interação com o difusor no próximo Conselho Mundial da FIA.”

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