Verstappen não concorda com situação de Oscar Piastri dentro da McLaren
Opinião sincera ou provocação? O tricampeão da Fórmula 1, Max Verstappen, expressou sua visão de que Oscar Piastri é “bom demais” para aceitar o papel de escudeiro de Lando Norris na disputa pelo título da temporada 2024, afirmando que nunca teria aceitado tal posição.
À medida que a temporada 2024 avança, a McLaren emergiu como a equipe a ser batida, superando a Red Bull na luta pelo título de construtores. Nas etapas recentes, a equipe de Woking assumiu a liderança do campeonato, enquanto Norris também tem a chance de interromper a hegemonia de Verstappen entre os pilotos, entrando nas últimas seis corridas com um déficit de 52 pontos.
Embora a McLaren mantenha uma abordagem de igualdade entre seus pilotos, a crescente percepção de que Norris pode conquistar seu primeiro título levou a equipe a priorizar o britânico sempre que a situação na pista exigir.
Em entrevista ao site Motorsport.com, Verstappen comentou sobre as ordens de equipe da McLaren, afirmando que Piastri é “bom demais” para ser um coadjuvante e não deveria ter aceitado essa condição. O tricampeão reconheceu, no entanto, que nunca se encontrou em uma situação similar.
“Para mim, ele definitivamente não é um [piloto número dois] e, se eu fosse ele, jamais aceitaria”, declarou Verstappen. “É fácil falar, claro, porque estou na F1 há 10 anos e esta é a segunda temporada de Oscar, então é sempre mais complicado ser firme. Mas ele é um grande piloto de F1 que não merece abrir mão de vitórias e posições, ficando em segundo plano apenas porque lhe pedem”.
A McLaren provavelmente teria invertido as posições em Monza, onde Piastri e Norris terminaram em segundo e terceiro, respectivamente, mas a equipe deixou claro que não pediria a Piastri para abrir mão de vitórias em favor de Norris. O próprio Norris afirmou que não deseja ganhar o campeonato de forma facilitada.
“Se um piloto está se saindo melhor do que eu, então preciso melhorar meu desempenho. Não quero tirar a chance de vitória de ninguém”, disse Norris. “Não quero receber um campeonato de bandeja. Seria incrível conquistar um título, mas a longo prazo, você não se sentiria orgulhoso disso”.
“Quero vencer batendo Max, superando meus concorrentes e provando que sou o melhor na pista”.
Tricampeão reconheceu força da McLaren
Verstappen elogiou a rápida evolução da McLaren nos últimos 18 meses e destacou como Norris e Piastri formaram uma combinação poderosa. Ao ser questionado se a dupla era a melhor entre os concorrentes da Red Bull, ele respondeu: “Sim, porque eles são muito semelhantes e ambos são rápidos”.
“A McLaren realmente colocou as pessoas certas nas funções adequadas, com muitos já trabalhando na equipe. Não são todos novos contratados, exceto por pessoas como [o ex-projetista da Red Bull] Rob Marshall. Mas alguns funcionários receberam novas responsabilidades, e você pode ver como isso gera um impacto rápido”.