Um dos grandes mitos da Fórmula 1 foi desmentido por engenheiro da McLaren

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O engenheiro de corrida da McLaren, Tom Stallard, desmistificou “um dos grandes mitos” da Fórmula 1: a ideia de que “pilotos diferentes preferem carros diferentes”.

Stallard, que atualmente trabalha com Oscar Piastri e já foi engenheiro de Jenson Button e Daniel Ricciardo, explicou que os pilotos geralmente procuram as mesmas características básicas em um carro. O que varia de piloto para piloto, segundo ele, é o que eles não gostam e “o que realmente os incomoda”.

Em uma conversa sobre seu tempo com Button na McLaren, Stallard destacou como o campeão mundial de 2009 era “fenomenal” em se adaptar a diferentes condições de pista. Ele explicou que, com a experiência, os pilotos passam a buscar os mesmos elementos essenciais para maximizar seu desempenho, mas o que muda individualmente é o que os frustra em um carro.

Adaptação é o grande diferencial

O que diferencia os melhores pilotos, na visão de Stallard, é a capacidade de adaptação. Pilotos mais experientes, que já competiram em diversos circuitos e condições, tendem a ser mais adaptáveis, o que os ajuda a lidar melhor com desafios futuros.

“Um dos grandes mitos na Fórmula 1 é que pilotos diferentes gostam de tipos diferentes de carros”, disse Stallard no podcast Beyond the Grid. “A verdade é que o carro ideal para qualquer piloto é o mesmo, e eles buscam as mesmas características. O que muda é o que eles odeiam e o que realmente os atrapalha.”

Ele ainda destacou que quanto maior for a capacidade de um piloto de lidar com as limitações do carro e ainda ser rápido, melhor será seu desempenho – e que essa adaptabilidade aumenta com a experiência.

Ao comentar sobre a Red Bull deste ano e as épocas de domínio de Michael Schumacher, Stallard disse que não se sentia “qualificado” para falar sobre os detalhes internos de outras equipes, mas explicou que, normalmente, quando um piloto se destaca dentro de uma equipe, isso acontece porque o carro está ajustado a características que o outro piloto pode ter dificuldades para controlar.

“Se você puder melhorar essas características, o déficit entre os pilotos tende a diminuir”, afirmou Stallard. “Mas muitas vezes as condições de corrida ou a necessidade de fazer um stint mais longo do que o planejado podem desestabilizar o piloto menos adaptável.”

Ele concluiu observando que, embora não seja possível eliminar completamente essa diferença entre pilotos, os mais bem-sucedidos são aqueles que conseguem moldar o carro às suas preferências e extrair o máximo de desempenho, enquanto outros têm mais dificuldade de se ajustar a certas limitações.

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