Primeiras pistas sobre carro da Red Bull para 2025 são reveladas

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As primeiras pistas sobre o design da Red Bull para a temporada de 2025 foram reveladas pelo chefe da equipe, Christian Horner. Com a equipe de Milton Keynes enfrentando uma queda de desempenho nesta temporada, surge a dúvida: o carro de 2025 será um projeto totalmente novo?

Christian Horner afirmou que, para 2025, a abordagem será de evolução, e não de revolução. O RB20, modelo atual, perdeu competitividade à medida que outras equipes, como a McLaren, fizeram ajustes significativos que melhoraram seu desempenho.

Embora a Red Bull tenha iniciado o ano com domínio, o desenvolvimento do carro acabou seguindo uma direção que deixou tanto Max Verstappen quanto Sergio Pérez desconfortáveis.

Apesar de os problemas terem sido identificados e corrigidos com ajustes pontuais, o estágio de desenvolvimento da Red Bull agora está atrás do da McLaren, colocando pressão sobre Verstappen e a equipe para manter a liderança no campeonato contra Lando Norris e sua equipe.

Sem mudanças radicais para a próxima temporada

Com 2025 sendo o último ano dos regulamentos atuais, Horner deixou claro que a Red Bull não fará mudanças radicais. Ele afirmou que o carro da próxima temporada será uma evolução do atual, aproveitando o aprendizado deste ano para melhorar.

“O longo prazo na F1 é de cerca de dois meses e meio”, comentou Horner, destacando que, com o limite orçamentário, não faz sentido fazer grandes mudanças sem garantias de melhorias significativas.

Outro fator que influencia o desempenho da Red Bull é a limitação do túnel de vento. O túnel atual, construído há 60 anos e considerado ultrapassado em comparação com as instalações da Ferrari, McLaren e Aston Martin, revelou problemas na correlação entre os dados de simulação e o comportamento real do carro.

A equipe está desenvolvendo um novo túnel de vento, que só estará pronto dentro de 12 meses. Horner explicou que a decisão de construir um novo túnel foi tomada quando ficou claro que os regulamentos não proibiriam esse tipo de projeto.

Horner também ressaltou que Adrian Newey, designer-chefe da equipe, resistiu à ideia de um novo túnel até que houvesse clareza nas regras, mas, com a mudança de posição da FIA, a construção foi considerada essencial. O túnel de vento atual é “uma relíquia da Guerra Fria”, destacou Horner, ressaltando a necessidade de modernização para manter a competitividade da equipe.

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