Depois de ser anunciada pela Haas, Toyota nega retorno para Fórmula 1
Na última sexta-feira, a Haas surpreendeu a todos e anunciou a Toyota como sua mais nova parceira na Fórmula 1. Há alguns meses, rumores apontavam que as duas marcas estariam em negociações, para uma possível parceria de fornecimento de motores. Naquela época, os rumores acabaram não se confirmando. Mesmo que agora esteja oficialmente de volta ao mundo da principal competição do automobilismo mundial, a marca não está disposta a aumentar esses laços.
Durante a entrevista coletiva concedida à imprensa, logo após o anúncio da parceria entre a equipe a montadora, o diretor da Toyota Gazoo Racing, Masaya Kaji, descartou qualquer chance deles voltarem como equipe ou como fornecedora de unidades de potência. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, afirmou que talvez possa estar arrependido de ter tirado a marca da F1 em 2009, porém ele reafirmou que sua decisão não foi errada.
“Acho que, em algum lugar no fundo de seu coração, aquele cara mais velho e comum, amante de carros, Akio Toyoda, sempre se arrependeu de ter bloqueado – ao sair da F1 – o caminho dos jovens japoneses para dirigir os carros mais rápidos do mundo. Dito isso, com a mídia observando cada passo meu, ouso acrescentar que ainda acredito que minha decisão como presidente da Toyota de se retirar da F1 não foi errada”, afirmou Toyoda.
Antes de fechar com a Haas, diretor revela que Toyota conversou com outras equipes
Durante a coletiva, Masaya Kaji revelou que a Toyota, antes de chegar em um acordo com a Haas, conversou com outras equipes do paddock e ainda destacou o bom relacionamento que eles possuem com a McLaren, atual líder do Mundial de Construtores da Fórmula 1. Porém, ele destacou que a Haas é o melhor parceiro que eles poderiam ter, ao menos neste momento.
“Não temos planos de ter uma equipe. Nem estamos planejando oferecer o fornecimento de uma unidade de potência neste momento. Conversamos com várias equipes e temos um relacionamento com a McLaren, mas na realidade, a Haas e Komatsu são os melhores parceiros, porque nosso escopo é exatamente o mesmo e podemos fortalecer a equipe juntos. Nossos pontos fortes e fracos se encaixam perfeitamente.”