Campeão da Fórmula 1 apoia permanência de Valtteri Bottas na categoria

0

Enquanto aguarda o retorno da Fórmula 1 às pistas neste fim de semana para a primeira das seis provas restantes, a Sauber (que futuramente será Audi) ainda enfrenta incertezas sobre quem será o piloto que se juntará a Nico Hülkenberg na próxima temporada. A futura equipe alemã apostará em um novo talento (como Bortoleto, Colapinto ou Schumacher) ou manterá um dos pilotos atuais?

Caso opte por manter um dos pilotos atuais, Valtteri Bottas parece ser o favorito para continuar em Hinwil. O único representante da Finlândia na Fórmula 1 e um dos mais experientes do grid, Bottas, que já venceu 10 GPs, conta com o forte apoio de seu compatriota Mika Hakkinen, bicampeão mundial com a McLaren no final dos anos 1990.

Para Hakkinen, um dos maiores rivais de Michael Schumacher, a futura Audi deveria apostar no ex-piloto da Mercedes: “Acredito que há uma forte possibilidade de que a carreira de Valtteri na F1 continue, mas ainda veremos – comentou ele ao Ilta Sanomat – Já disse antes que Valtteri é um piloto muito talentoso. Os chefes de equipe apreciam sua forma de trabalhar, ele é muito dedicado e raramente reclama.”

Como ficará a Finlândia na Fórmula 1?

Por outro lado, caso Bottas não seja reconfirmado para 2025, será a primeira vez em 35 anos que a Fórmula 1 não terá um piloto finlandês no grid. Desde Keke Rosberg, campeão mundial em 1982, o país tem mantido uma presença contínua na categoria, com pilotos como JJ Lehto, o próprio Hakkinen, Mika Salo, Kimi Raikkonen (também campeão mundial), Heikki Kovalainen e Bottas.

Embora a ausência de um finlandês preocupe alguns, Hakkinen já enxerga uma nova promessa para o futuro, que iniciará sua trajetória na F3 em 2025:

“É algo sem precedentes – acrescentou o ex-piloto de 56 anos – Não sei se isso me preocupa. Claro, é ruim para os negócios. O número de espectadores pode cair e o interesse no esporte pode diminuir. Nesse sentido, é negativo, mas o mundo não vai parar por isso. Há pilotos de kart muito talentosos que podem aguentar a pressão. Tuukka Taponen certamente é um candidato promissor para a F1. As portas estão abertas para ele.” – concluiu o bicampeão da Fórmula 1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.